Blog

ACOMPANHE AS NOVIDADES DO FIDEM BANK
Home / Blog

A IMPORTÂNCIA DA PULVERIZAÇÃO DOS RECEBÍVEIS

A pulverização dos recebíveis é um cuidado indispensável para a segurança de investimentos onde eles são a fonte dos recursos.

Se a rentabilidade de determinada aplicação depende dos valores a serem pagos por cheques e duplicatas, esses valores devem ser muito bem administrados para que, no caso de haver inadimplência, não coloquem em risco o retorno ao investidor.

Abaixo, vamos explicar o que é pulverização dos recebíveis e porque considerar a pulverização ao investir.

O que é pulverização dos recebíveis

Como falamos em nosso último artigo, os certificados de recebíveis imobiliários (CRI) e do agronegócios (CRA) fazem parte do crédito privado e são opções para quem deseja um investimento em renda fixa.

Esses certificados são emitidos por securitizadoras de crédito, que são responsáveis por antecipar recebíveis para as empresas.

Como em todo investimento realizado, existe o risco de crédito, que é a possibilidade dos clientes não realizarem o pagamento do compromisso às empresas e que prejudica o pagamento da rentabilidade por parte da securitizadora.

A pulverização dos recebíveis permite a diminuição desse risco, visto que sua carteira será composta por empresas diferentes e com clientes variados, a segurança da operação aumenta.

Por que considerar a pulverização dos recebíveis ao fazer investimentos

A pulverização dos recebíveis é o melhor aparato de segurança de um investimento.

Escolher por uma alternativa pulverizada na hora de selecionar a carteira de recebíveis contribui muito para análise de risco e pode, inclusive, ajudar a avaliar o investimento de renda fixa antes de realizar tal investimento.

Isso porque, caso a carteira de recebíveis seja composta por poucos cedentes e um deles sofrer com a alta da inadimplência, o risco de crédito aumentará de forma considerável.

Agora, se a estratégia for composta por empresas do mesmo setor e houver crise na área, o fluxo de pagamento também será prejudicado.

E o mesmo vale para carteiras com baixa quantidade de sacados. No caso de apenas um atrasar o pagamento o portfólio poderá ser comprometido por inteiro.

Logo, buscar a pulverização com uma composição heterogênea e que contemple uma variedade de setores, condições e características traz mais segurança.

Lembramos que, embora sejam de renda fixa, os títulos privados possuem riscos maiores. Eles não são cobertos pelo FGC, o Fundo Garantidor de Crédito, podendo ter um risco de crédito mais impactante.

Com a pulverização você pode investir sem que seja necessário abrir mão da rentabilidade superior que o crédito privado oferece.

A pulverização pode sair cara se você não estiver bem assessorado

Todo investimento tem um custo. Ao pulverizar demais suas aplicações você acaba multiplicando esses custos, que pode resultar na diminuição da rentabilidade. Afinal, quanto mais você pulveriza sua carteira, menores são as quantias aplicadas em cada produto financeiro.

Pulverizar seus recursos por diferentes instituições financeiras também pode gerar despesas com transferências de recursos e com a manutenção de todas as contas.

Sobre o FIDEM Bank

O FIDEM Bank é uma empresa especializada em desenvolver soluções de crédito personalizadas para o seu negócio. Atuamos na antecipação de recebíveis para pequenas e médias empresas que buscam financiamento rápido e flexível.

Além disso, estamos sempre atentos às tendências, tanto para nos adaptar quanto para nos adequar às mudanças do mercado, para que possamos garantir a sustentabilidade e o crescimento constante dos negócios dos nossos parceiros.

Com o aplicativo da Conta Digital FIDEM Bank você faz PIX, gera boletos, efetua pagamentos, transferências e muito mais!

Se você ainda não tem nossa conta digital, baixe nosso aplicativo e fique a um clique das facilidades FIDEM Bank!

Contatos

Fale Conosco

Para saber mais detalhes, preencha o formulário abaixo que entraremos em contato com você.