Blog

ACOMPANHE AS NOVIDADES DO FIDEM BANK
Home / Blog

DICAS PARA REDUZIR O CHURN RATE DA SUA EMPRESA

Antes de ler nossas dicas sobre como reduzir o churn rate da sua empresa, leia nosso último artigo: entenda o que é churn rate.

No artigo de hoje, falamos sobre os impactos que a taxa de churn alta pode trazer às empresas e damos algumas dicas para reduzir o seu churn rate. 

Os impactos do churn rate elevado

Empresas que têm um churn rate alto sofrem alguns impactos negativos. Abaixo, falamos um pouco sobre os principais.

Dificuldade de firmar parcerias e contratos de expansão do negócio

Ao manter uma taxa de churn alta, os potenciais parceiros de negócio podem questionar os motivos pelos quais os clientes estão deixando sua empresa.

Além disso, dependendo de qual for a razão, podem considerar que a parceria não é benéfica para eles por não apresentar a lucratividade esperada.

Baixa escalabilidade do produto ou serviços

Quando seu produto ou serviço não gera a fidelização dos clientes, a empresa tem mais dificuldade de escalá-lo, pois significa que serão necessários ajustes para adequá-lo conforme a necessidade dos consumidores.

Desgaste na imagem externa da empresa

A imagem que uma empresa que não consegue manter seus clientes passa é a de que alguma coisa na oferta dos seus produtos ou serviços não está adequada ao público.

E essa percepção chega a outros clientes e até mesmo aos potenciais novos clientes, o que afeta diretamente a imagem e a reputação do seu negócio.

Equipe desmotivada

Com a debandada de clientes, fica difícil manter a motivação da equipe em alta. Afinal, os profissionais precisam se esforçar ainda mais para convencer novos clientes a consumirem o seu produto ou serviço, ao mesmo tempo em que devem lidar com as reclamações dos clientes atuais.

Dicas para reduzir o churn do seu negócio

Como falamos no último artigo, o ideal é que o churn rate seja o menor possível. Para ajudar você a reduzir sua taxa de churn, listamos abaixo algumas dicas.

Encarar feedbacks como oportunidades

Entender as necessidades dos seus clientes é uma das melhores formas de oferecer a eles o melhor serviço possível. Portanto, ouça seus clientes!

Para facilitar a comunicação com seus consumidores, invista em ferramentas que possibilitem a realização de pesquisas de satisfação, como chatbots de inteligência artificial, por exemplo.

E após a pesquisa, utilize as informações coletadas com o feedback para montar um guia para tomadas de decisão e mudanças estratégicas nos processos da sua empresa.

Adotar ferramentas para agilizar e personalizar o atendimento

O primeiro aspecto considerado pelos clientes em uma boa experiência de atendimento é a resolução rápida de problemas.

Então, invista em tecnologias que facilitem a análise de dados, o entendimento do comportamento do consumidor e uma tomada de decisão ágil. Com ações focadas no cliente e uma gestão de dados eficiente, é possível reverter a taxa de churn e entender melhor o comportamento do seu consumidor.

Antecipar a evasão de um cliente

Quando você entende seus clientes, possui uma gestão de dados eficiente e está atento ao feedback dos seus consumidores, fica mais fácil analisar o comportamento padrão daqueles que abandonaram a sua empresa.

Ao descobrir esses padrões, você pode ficar alerta e se antecipar à saída de mais clientes, indo ao encontro deles antes que seja inevitável.

Analisar o comportamento dos melhores clientes

Tão importante quanto descobrir o padrão dos clientes que deixaram o seu negócio é analisar o comportamento dos seus consumidores mais leais.

Analise como eles se comportam e tenha essas características como um modelo que seus demais clientes devem seguir.

Criar um manual de boas práticas

Com base na análise dos melhores clientes, elabore um manual de boas práticas onde estarão todos os segredos de como usar seus produtos ou serviços.

Dessa forma, seus clientes verão que as promessas feitas pelo vendedor na hora de fechar a venda se tornarão realidade em menos tempo.

Treinar seus clientes constantemente

Após fazer a pesquisa, entender o porquê das saídas dos clientes, os motivos dos seus consumidores mais leais permanecerem na empresa e elaborar o manual de boas práticas, resta compartilhar tudo com os demais integrantes da sua base.

Ao atuar como um consultor, você ensina a eles como usar suas soluções da maneira ideal, aquela que vai trazer os resultados que eles esperam.

Percebendo que ao agir da forma que você orienta eles irão alcançar os resultados esperados, sua taxa de desistência de cliente tende a baixar, melhorando o seu churn rate.

O FIDEM Bank ajuda você a reduzir o churn do seu negócio

O FIDEM Bank está sempre atento às tendências, tanto para nos adaptar quanto para nos adequar às mudanças do mercado, para que possamos garantir a sustentabilidade e o crescimento constante dos negócios dos nossos parceiros.

Com o aplicativo da Conta Digital FIDEM Bank você faz PIX, gera boletos, efetua pagamentos, transferências e muito mais!

Se você ainda não tem nossa conta digital, baixe nosso aplicativo e fique a um clique das facilidades FIDEM Bank!

Aperto de mãos entre empresários

Contatos

Fale Conosco

Para saber mais detalhes, preencha o formulário abaixo que entraremos em contato com você.