Blog

ACOMPANHE AS NOVIDADES DO FIDEM BANK
Home / Blog

POR QUE PROCURAR UMA SECURITIZADORA?

Uma securitizadora de crédito permite às empresas um caminho alternativo à bancarização para a obtenção de recursos financeiros via mercado de capitais.

Se uma empresa precisa de liquidez, o primeiro recurso levado em consideração é solicitar um empréstimo ao banco. Mas, como veremos abaixo, existe uma boa alternativa para isso.

O que é uma securitizadora?

Securitizadora é uma companhia de natureza não financeira, que tem por finalidade a aquisição e securitização de créditos.

Ela funciona como uma emissora de Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs), Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRAs), debêntures, Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC), dentre outros títulos e valores imobiliários, que serão utilizados para captar recursos no mercado financeiro.

Em outras palavras, as securitizadoras compram créditos, antecipando o recebimento desses valores.

Para compreender melhor o funcionamento de uma securitizadora, é preciso entender o que é e qual a importância da securitização de créditos.

Securitização de créditos

Também conhecida como titularização, a securitização de créditos é um mecanismo pelo qual um pacote de ativos financeiros e não financeiros, chamados de “ativos base”, torna-se o lastro para a emissão de títulos negociáveis no mercado, a partir de uma securitizadora.

Ou seja, securitizar é transformar direitos creditórios, que podem vir de vendas ou prestações de serviços, em títulos que podem ser negociados no mercado financeiro.

As dívidas são transformadas em valores mobiliários e passam a ser negociadas entre investidores.

Este mecanismo é muito importante para o desenvolvimento do país, pois é usado como forma de captar recursos na busca por melhor rentabilidade.

Como funciona a securitização

Primeiramente, é necessário entender que o processo envolve três pilares essenciais: o cedente, a securitizadora e os investidores.

Cedente

A empresa que realiza uma transação financeira que resulta no registro de recebíveis ao longo prazo em seu ativo não circulante é chamada de cedente.

Ela pode pertencer a qualquer setor, como financeiro, comércio, indústria, imobiliária, serviços ou outros.

Securitizadora

Sociedade anônima, cujo objetivo é a aquisição de recebíveis do cedente e a conversão dos mesmos em lastro para emissão de títulos ou valores mobiliários (debêntures, certificados da indústria e do agronegócio, entre outros).

Esses ativos securitizados são colocados no mercado de capitais, de forma pública ou privada, para serem negociados. Dessa forma, exerce o papel de intermediadora da operação entre cedente e investidor.

Investidor

Aquele que adquire os títulos emitidos pela securitizadora e colocados no mercado de capitais para negociação. Ao assumir o risco de crédito, os investidores recebem rendimentos sobre o valor investido.

Os investidores podem ser pessoas físicas ou jurídicas.

Tipos de título de securitização

Abaixo, explicamos os diferentes títulos de securitização, que podem ser Certificado de Recebíveis, Debêntures ou Fundos de Investimentos.

Certificado de Recebíveis

Destacamos dois certificados de recebíveis: o imobiliário e o agronegócio, ambos de renda fixa.

O CRI está relacionado a dívidas imobiliárias. Nele se encaixam os contratos de aluguéis ou as prestações de imóveis, por exemplo

Já o CRA conta com as dívidas de agentes rurais, como produtores ou cooperativas.

Certificados Debêntures

As debêntures são mais indicadas para investidores que querem aplicações de renda fixa com diversificação e maior rentabilidade.

Elas são mais vantajosas pois são compostas por títulos de diversas dívidas. Dessa forma, no caso de inadimplência em uma das dívidas, o total de rendimentos não é afetado, já que existem outras contas a serem pagas.

Fundos de Investimentos em Direitos Creditórios

Os FIDCs são uma opção para empresas que precisam antecipar seus recebíveis. É interessante para os investidores pela alta rentabilidade, classificação por agência de risco de crédito e possibilidade de negociação no mercado secundário.

Benefícios da securitização de crédito

A securitização é uma negociação que busca beneficiar todas as partes envolvidas.

Suas vantagens visam fortalecer o negócio de quem precisa de dinheiro para investir e quem precisa de maior rentabilidade do montante disponível para o investimento.

Uma dessas vantagens é a possibilidade de captar recursos sem ter que recorrer ao financiamento bancário e suas altas taxas de juros. 

Ao utilizar a securitização de forma estratégica, é possível aumentar tanto os negócios quanto o lucro.

O que leva as empresas a buscarem uma securitizadora de crédito

O primeiro benefício para a empresa que vende seus recebíveis a uma securitizadora de crédito é o repasse do risco aos investidores.

Mas a securitização também oferece outro benefício: embora possa perder parte do valor de seus recebíveis quando os securitizar, vender os recebíveis dessa forma geralmente é mais barato para uma empresa do que contrair um empréstimo garantido pelo fluxo de caixa dos seus recebíveis.

A securitização é um processo absolutamente inteligente, que traz benefícios muito significativos para praticamente todos os envolvidos. Ela retira a dívida de um balanço e a substitui por liquidez e oferece a investidores, investimentos que pagam de acordo com o risco que estão dispostos a assumir.

Claro que é necessário ter o conhecimento adequado para gerenciar os riscos.

Sobre o FIDEM Bank

O FIDEM Bank é uma empresa especializada em desenvolver soluções de crédito personalizadas para o seu negócio. Atuamos na antecipação de recebíveis para pequenas e médias empresas que buscam financiamento rápido e flexível.

Além disso, estamos sempre atentos às tendências, tanto para nos adaptar quanto para nos adequar às mudanças do mercado, para que possamos garantir a sustentabilidade e o crescimento constante dos negócios dos nossos parceiros.

Com o aplicativo da Conta Digital FIDEM Bank você faz PIX, gera boletos, efetua pagamentos, transferências e muito mais!

Se você ainda não tem nossa conta digital, baixe nosso aplicativo e fique a um clique das facilidades FIDEM Bank!

Contatos

Fale Conosco

Para saber mais detalhes, preencha o formulário abaixo que entraremos em contato com você.