Blog

ACOMPANHE AS NOVIDADES DO FIDEM BANK
Home / Blog

AS VANTAGENS DE ANTECIPAR RECEBÍVEIS USANDO FIDC

Quer saber quais são as vantagens de antecipar seus recebíveis via FIDC? Continue lendo este artigo que explicamos para você.

Há diversas vantagens em realizar a antecipação dos recebíveis da sua empresa por meio de FIDCs (Fundos de Investimento em Direitos Creditórios). Elaboramos este artigo para explicar os benefícios dessa modalidade de captação de recursos para sua empresa.

Continue a leitura e saiba mais sobre FIDC.

O que é FIDC

Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC) é um veículo financeiro utilizado por investidores para se associar em forma de condomínio, com o objetivo de adquirir direitos creditórios, administrado por uma instituição financeira na qual os profissionais envolvidos devem seguir regras previamente estabelecidas pelos investidores no regulamento do fundo.

Esse veículo financeiro se caracteriza como um investimento em renda fixa e, para seu devido funcionamento, é necessário destinar uma parcela superior a 50% de seu patrimônio líquido na aquisição de direitos creditórios.

O que é antecipação de recebíveis

Antecipação de recebíveis é uma forma simples de impulsionar o fluxo de caixa, ampliar a capacidade produtiva e/ou garantir o pagamento dos seus compromissos através da antecipação de um valor que a empresa tem por receber.

Nesse sentido, com o objetivo de captar recursos para honrar suas obrigações financeiras ou realizar investimentos necessários no negócio, uma empresa vende a um terceiro seu direito a receber o valor devido pelo seu cliente por um direito creditório, como duplicatas, cheques, contratos e etc.

A relação entre FIDC e antecipação de recebíveis

Importante salientar que as FIDCs são aplicações financeiras reguladas pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários). E os direitos creditórios são títulos a receber, como duplicatas, nota fiscal com vencimento futuro, obtidos pela empresa ao fazer vendas a prazo. Esses papéis, que também podem ser cheques pré-datados, contratos ou parcelas de cartão de crédito, pertencem ao negócio, porém só serão liquidados na data de vencimento.

Essa empresa toma posse dos direitos creditórios, passando a ter o direito de receber dos seus devedores ao pagar à vista pelo crédito futuro (geralmente mediante a um desconto). Uma das formas de levantar esses recursos para repassar ao seu negócio é por meio da securitização (abordamos este assunto neste artigo).

No processo de securitização, as contas a receber, que são chamadas de recebíveis ou duplicatas, são convertidas em títulos líquidos que podem ser negociados no mercado de capitais.

Desse modo, os recursos poderão ser retirados de um fundo de investimentos. Este mecanismo permite que os investidores apliquem seus recursos em fundos e recebam de volta conforme os devedores fazem seus pagamentos.

As vantagens de antecipar recebíveis usando FIDC

Tanto o investidor quanto as empresas têm benefícios ao optar pelo FIDC. Falamos sobre estas vantagens abaixo.

Os benefícios do FIDC para o investidor

Um dos principais atrativos para os investidores é o baixo risco, já que FIDC é um investimento seguro e conservador.

Essa classificação se deve à rentabilidade fixa dos investimentos e às estruturas de cotas subordinadas/sênior que eles oferecem, onde quem pode pagar mais acaba por absorver a maior parte dos riscos.

Enquanto os cotistas seniores ficam com a preferência no recebimento de amortização e juros, os cotistas subordinados assumem mais riscos e funcionam como uma espécie de garantia ou colateral para os demais investidores do fundo.

Em caso de inadimplência nas faturas geradoras dos direitos creditórios ou outras oscilações no mercado, os cotistas subordinados “absorvem” os impactos. Por outro lado, os mesmos cotistas por assumirem mais riscos, também recebem um valor maior caso o fundo se valorize acima do previsto.

Os investidores também apreciam a diversificação que o FIDC pode trazer às suas carteiras.

Os benefícios do FIDC para as empresas

O FIDC oferece benefícios para as empresas originadoras, sendo uma alternativa de financiamento para elas.

Como os direitos creditórios são gerados a partir de vendas já realizadas pela originadora, a composição de um FIDC não implica a contração de novas dívidas.

Além disso, a empresa pode optar pela utilização apenas de parte dos seus recebíveis na operação.

No Brasil, são realizadas quatro modalidades de securitização, gerando direitos creditórios a partir de recebíveis oriundos de:

  • créditos financeiros;
  • ativos empresariais;
  • créditos imobiliários;
  • créditos do agronegócio.

Outras vantagens do FIDC para as empresas originadoras são:

  • acesso a mercados de capitais mais amplos, sejam nacionais ou internacionais;
  • liquidez, permitindo à empresa originadora gerar caixa imediato para lidar com as despesas mais urgentes;
  • processo realizado por uma instituição financeira especializada e reconhecida pela CVM;
  • não envolve a contração de dívidas pela empresa originadora, ao contrário dos empréstimos bancários;
  • permite a oferta de crédito sem prejudicar a empresa originadora, que tem a possibilidade de receber os valores no mesmo mês em que uma venda é realizada, ajustando seu balanço.

Os FIDCs são ótimas alternativas de geração de caixa imediato para as empresas. Eles contribuem para a aceleração do crescimento, melhorar a gestão de risco e expandir a base de fontes de financiamento para incluir investidores institucionais.

Sempre é bom salientar a importância de realizar um controle financeiro e de fluxo de caixa para identificar quando essa alternativa pode, efetivamente, trazer benefícios para o negócio.

Sobre o FIDEM Bank

O FIDEM Bank é uma empresa especializada em desenvolver soluções de crédito personalizadas para o seu negócio. Atuamos na antecipação de recebíveis para pequenas e médias empresas que buscam financiamento rápido e flexível.

Além disso, estamos sempre atentos às tendências, tanto para nos adaptar quanto para nos adequar às mudanças do mercado, para que possamos garantir a sustentabilidade e o crescimento constante dos negócios dos nossos parceiros.

Com o aplicativo da Conta Digital FIDEM Bank você faz PIX, gera boletos, efetua pagamentos, transferências e muito mais!

Se você ainda não tem nossa conta digital, baixe nosso aplicativo e fique a um clique das facilidades FIDEM Bank!

Contatos

Fale Conosco

Para saber mais detalhes, preencha o formulário abaixo que entraremos em contato com você.