O processo que determina quanto uma empresa vale no mercado é chamado de valuation. Neste artigo falaremos sobre o que é, quando fazer e os benefícios que a definição desse valor pode trazer para sua empresa.
Fazer uma avaliação de quanto vale o seu negócio não serve apenas para precificá-la na hora de vender a empresa. Este processo segue um conjunto de técnicas e procedimentos para determinar qual o valor da empresa no mercado e, com isso, definir a previsão de retorno para quem investir no negócio e beneficia o empreendedor de diversas formas.
O que é valuation
Valuation é o processo de estimar o valor de uma empresa de forma sistematizada, usando um modelo quantitativo.
Ele se baseia em uma avaliação que pesa a natureza do negócio, seu desempenho financeiro, as condições econômicas locais e os valores ativos e passivos relacionados, além de qualquer nível de experiência exclusiva ou tecnologia proprietária para chegar a uma estimativa.
Se a sua empresa está começando, terá mais dificuldades para calcular seu valor por causa da falta de históricos numéricos e por ter um produto/serviço ainda não consolidado.
Quando realizar o processo de valuation
Ao contrário do que muitos podem pensar, não é apenas quando uma empresa é colocada à venda que o processo de valuation é feito, ele pode ser realizado por diversos motivos.
Algumas das situações em que um valuation pode ser benéfico incluem:
- mudança de propriedade, como parte do planejamento de sucessão ou aposentadoria;
- abertura de capital da empresa na bolsa de valores;
- inclusão de novo acionista ou sócio na diretoria;
- levantamento de capital para investimento;
- sócio quer comprar a sua parte ou você quer comprar a parte dele;
- fusão e aquisição;
- para fins legais e tributários.
Qual a importância de realizar um processo de valuation
Por ser um processo complexo e que contém várias etapas com diferentes métodos de abordagem, muitos empreendedores acabam subestimando ou, até mesmo, não entendendo a importância de se realizar o valuation do seu negócio.
Avaliar uma empresa é um processo que são medidos os elementos atuais geradores de valor, bem como sua posição competitiva no seu setor e as suas expectativas financeiras, independentemente do método de avaliação utilizado.
O tipo de método de avaliação usado para realizar esta análise dependerá de fatores como: setor da indústria em que a empresa está situada, seu tamanho, o fluxo de caixa esperado e o tipo de produto ou serviço que ela oferece.
O objetivo principal do valuation é determinar se uma empresa tem o valor justo e se vale a pena investir nela. Mas seu resultado também auxilia o empreendedor a realizar negociações, pois ele saberá o valor de forma precisa, o que o compõe e como aumentá-lo.
Mas o processo de valuation também possui outros objetivos, como identificar as áreas críticas da empresa que geram valor, por exemplo. O resultado dessa avaliação permite apontar os principais impulsionadores de lucro do negócio e definir uma base para futuras negociações.
Como fazer o valuation de uma empresa
Como cada empresa é única, não existe uma fórmula correta para definir seu valor. Em geral, são utilizados três métodos diferentes para realizar o cálculo:
- Pela Renda (Fluxo de Caixa Descontado);
- Pelo Mercado (Múltiplos ou Cotação);
- Pelos Ativos (Valor de Liquidação ou Valor Contábil)
Valuation pela Renda
Esse é o método mais utilizado atualmente e pode ser feito trazendo para o valor presente os resultados de fluxo de caixa futuros.
Ele possui três etapas:
- Estimar o fluxo de caixa para os próximos períodos;
- Definir a taxa de desconto, baseando-se no risco da empresa de acordo com outras oportunidades de investimento, como a bolsa ou a poupança;
- Trazer os resultados para o valor presente e somá-los.
Valuation de uma empresa pelo mercado: cotação a mercado ou múltiplos
Empresas de capital aberto tem valor conhecido, que é a soma de suas ações.
Já em qualquer empresa, seja de capital aberto ou fechado, podemos comparar seu valor versus parâmetros objetivos, como: lucro, lucro operacional, EBITDA e etc.
O quociente entre o valor da empresa e o parâmetro escolhido é conhecido como “múltiplo”.
A lógica que se segue é que, se no passado uma empresa foi vendida por um múltiplo de “x”, uma empresa do mesmo segmento, com taxas de crescimento comparável poderia, em tese, ser negociada por um múltiplo similar, desde que as condições de mercado não tenham mudado substancialmente, e não existam particularidades tais como sinergias específicas entre o investidor e a empresa adquirida.
Valuation de uma empresa pelos ativos: valor de liquidação ou valor contábil
O terceiro método se aplica apenas a empresas em dificuldade. A ideia aqui é que devido ao momento instável, o valor da empresa calculado pelos dois enfoques anteriores é inferior ao seu patrimônio contábil ou ao seu valor de liquidação e, portanto, este deverá ser o valor considerado nesses casos.
Esperamos que com o artigo, tenhamos conseguido explicar o que é valuation, quando e como realizar este processo, e sua importância para as empresas.
Resolva seu dia com o FIDEM Bank! Conheça nossos serviços e contrate a opção que mais se ajusta a você e ao seu negócio.