Quem já pesquisou sobre investimentos em renda fixa ou variável, deve ter se perguntado o que é custo de oportunidade. Para ajudar você a entender, o FIDEM Bank elaborou este post.
O conceito de custo de oportunidade se refere aos benefícios que se pode ter ao fazer uma escolha.
Diferente dos custos contábeis, que são escriturados na contabilidade de uma empresa, o custo de oportunidade é implícito, ou seja, não aparece na contabilidade de uma empresa, mas é bastante utilizado pelos economistas para determinar a viabilidade de projetos empresariais.
O conceito de custo de oportunidade na economia
O custo de oportunidade pode ser aplicado em diversas situações cotidianas. Desde a simples escolha entre tomar café ou suco no seu café da manhã até entre estudar ou ir passear no seu dia de folga.
Na economia, o custo de oportunidade é explicado pelo conflito de escolha que um agente econômico tem em um cenário de escassez.
Este conflito de escolha é conhecido como trade-off, isto é, uma situação de escolha quando se ganha uma coisa e se perde outra. Para o que se perde, se dá o nome de custo de oportunidade.
Exemplos de custo de oportunidade
Antes de trazer exemplos para você, é preciso deixar uma questão bem clara: a escolha da melhor alternativa será sempre subjetiva, pois cada indivíduo sabe o que é melhor para si no contexto em que vive.
Dito isso, vamos aos exemplos:
1- A antecipação de recebíveis é um ótimo exemplo. Com ela, você pode comprar à vista e usar recursos de terceiros, como o FIDEM Bank, para ganhar com a oportunidade.
Exemplo: você tem a oportunidade de efetuar uma compra de seu fornecedor com 7% de desconto à vista. Antecipando suas vendas com o FIDEM, a taxa de 3%. Dessa forma, você efetua sua compra com 4% de desconto.
2- Você possui capital suficiente para efetuar a compra de um imóvel à vista. Neste caso, duas opções se apresentam: adquirir o imóvel e ficar descapitalizado ou financiar o imóvel com boas condições e aplicar o recurso que restar com o objetivo de pagar as parcelas com o rendimento.
Dessa forma, você manteria a dívida, porém criaria as condições necessárias para o pagamento da sua aquisição.
3- Outro exemplo para avaliação de custo de oportunidade que acontece de forma corriqueira é a decisão de adquirir um automóvel.
Digamos que você possua um investimento de R$60 mil para comprar seu carro. Ao quitar à vista, você imobiliza o valor das suas economias, incluindo aí os valores com combustível, seguro e demais custos que envolvem a compra e a utilização do dia a dia.
Ao optar por uma aplicação financeira, o valor proporcionaria um rendimento do qual você abre mão pelo período em que permanecer com o veículo.
Custo de oportunidade em investimentos
No campo financeiro, o custo de investimentos também é considerado quando, ao investidor, há a possibilidade de escolha entre diferentes tipos de investimentos, com diferentes rentabilidades.
É possível determinar o custo de oportunidade considerando a taxa de rentabilidade do investimento que deixou de ser feito, para calcular seu valor atualizado.
O FIDEM Bank é perfeito para o seu negócio
O FIDEM Bank é uma empresa especializada em desenvolver soluções de crédito personalizadas para o seu negócio. Atuamos na antecipação de recebíveis para pequenas e médias empresas que buscam financiamento rápido e flexível.
Oportunizamos às pequenas e médias empresas o acesso ao crédito, que é o maior obstáculo para o crescimento dos negócios.
Com mais fluxo de caixa, sua empresa pode comprar melhor, aumentar a capacidade produtiva e ser impulsionada a novos patamares.