Blog

ACOMPANHE AS NOVIDADES DO FIDEM BANK
Home / Blog

A IMPORTÂNCIA E OS BENEFÍCIOS DA ANÁLISE DE CRÉDITO

A análise de crédito é feita pelas empresas para diminuir o risco de inadimplência e fazer negociações precisas e bem direcionadas.

Quando essa etapa é ignorada ou mal executada, pode afetar tanto o fluxo de caixa organizacional quanto o relacionamento com os clientes.

Isso acontece pois, ao deixar de cumprir o compromisso, o dinheiro do cliente que era esperado deixa de entrar em caixa, fazendo com que a empresa tenha dificuldade em pagar seus fornecedores e colaboradores, renovar o estoque e etc. 

Por outro lado, é necessário entrar em contato com o cliente para fazer a cobrança, que é uma atitude incômoda e pode afastar clientes. Neste caso, é sempre estar por dentro das dicas sobre como fazer uma cobrança amigável.

Para evitar esses imprevistos, o ideal é fazer uma análise de crédito precisa e eficiente. E para isso, é preciso compreender seu conceito e importância. É por isso que reunimos algumas informações úteis sobre este assunto.

O que é análise de crédito

Análise de crédito é um processo que tem como objetivo verificar se o cliente, seja ele Pessoa Física ou Pessoa Jurídica, possui as condições necessárias para honrar com o compromisso que será assumido, no caso o crédito solicitado.

Para isso, é necessário realizar a identificação do perfil e checar as condições financeiras do cliente. Este passo é realizado com base nas informações pessoais e dados financeiros recolhidos de diferentes fontes.

É por meio da análise de crédito que a empresa define os valores que irá conceder, assim como a taxa de juros que será aplicada e o prazo para o pagamento das parcelas.

Esse processo é feito com o objetivo de dar maior segurança às operações de crédito, reduzir ou evitar a taxa de inadimplência e diminuir o risco de fraudes.

Uma análise de crédito bem feita traz à empresa mais estabilidade financeira e a previsibilidade para manter suas contas organizadas.

A importância da análise de crédito

O processo de analisar as informações de crédito dos clientes é uma forma de identificar os riscos envolvidos nas negociações. Por isso, são utilizados diferentes critérios e pontuações que determinam o potencial de inadimplência do consumidor.

Ao utilizar critérios parametrizados, conforme a política de concessão de crédito estabelecida, você mantém a saúde financeira do negócio.

Outro ponto importante é que, realizando este processo da forma correta, você também diminui as incertezas da negociação, já que o cliente percebe desde o início se tem condições de cumprir o compromisso com seu orçamento mensal.

Os benefícios da análise de crédito para sua empresa

A análise para concessão de crédito oferece também outros benefícios para sua empresa. Falamos mais sobre eles abaixo.

Garantia de fluxo de caixa estável

Quando você não trabalha bem a análise de crédito, a possibilidade da projeção que você fez para seu fluxo de caixa dar errado aumenta.

Como é o fluxo de caixa que sinaliza quanto você tem a receber e a pagar em determinado período, o cálculo não vai fechar, o que pode levar a dificuldades financeiras, que pode levar à contratação de empréstimos e financiamentos, que pode, no pior dos casos, levar sua empresa à falência.

Redução de riscos de inadimplência

Quando bem feita, a análise de crédito do perfil do cliente mostra qual é o score de crédito do mesmo. Essa pontuação sinaliza a probabilidade do consumidor ficar inadimplente nos próximos 12 meses.

Então, quanto pior a avaliação, maior é a chance desse cliente não quitar seus compromissos e sua empresa deixar de receber o dinheiro.

Este processo é uma forma de prevenção para evitar problemas com clientes com histórico de maus pagadores. Na análise, são excluídos os bons pagadores que quitaram suas contas com alguns dias de atraso, seja por esquecimento ou algum imprevisto.

A consequência deste processo é mais segurança de que você receberá os valores em dia e terá fluxo de caixa para honrar os compromissos do seu negócio. Assim, as chances da sua empresa ficar inadimplente e ter que recorrer a empréstimos ou financiamentos para quitar as dívidas, diminuem consideravelmente. 

Segurança nas negociações

No processo de análise de crédito é possível conhecer melhor os clientes e os fornecedores, para liberar a venda a prazo com mais segurança.

Essa operação reduz as incertezas e fortalece o relacionamento com os parceiros, contribuindo, inclusive, para o surgimento de outras oportunidades.

Por exemplo, ao vender a prazo para um cliente e receber os valores em dia, você parte do princípio que pode conceder o crédito a este cliente outras vezes.

Pelo lado do consumidor, após a primeira solicitação ter sido concluída de forma correta, ele terá mais chances de voltar a optar por adquirir na sua empresa, pois, por já ter criado uma relação, o procedimento de liberação será mais rápido e já terá ciência sobre os valores das taxas, que pode ser mais baixas que em outros locais.

Quando uma operação é benéfica para ambas as partes, há o estreitamento da relação e o aumento do potencial de fidelização dos clientes.

Sobre o FIDEM Bank

O FIDEM Bank está sempre atento às tendências, tanto para nos adaptar quanto para nos adequar às mudanças do mercado, para que possamos garantir a sustentabilidade e o crescimento constante dos negócios dos nossos parceiros.

Com o aplicativo da Conta Digital FIDEM Bank você faz PIX, gera boletos, efetua pagamentos, transferências e muito mais!

Se você ainda não tem nossa conta digital, baixe nosso aplicativo e fique a um clique das facilidades FIDEM Bank!

Contatos

Fale Conosco

Para saber mais detalhes, preencha o formulário abaixo que entraremos em contato com você.