Blog

ACOMPANHE AS NOVIDADES DO FIDEM BANK
Home / Blog

COMO EXPANDIR A OPERAÇÃO DE PROVEDORES DE INTERNET

O mercado de provedores de internet no Brasil está em constante crescimento. Nos últimos anos tem apresentado ótimos resultados e, com a chegada do 5G, tem tudo para continuar em alta.

Mas sabemos que expandir um negócio não é algo tão simples de ser feito, ainda mais em um mercado como o de telecomunicações, onde existe uma concorrência forte e acirrada.

Para ajudar você a expandir a operação da sua empresa de provedor de internet, reunimos algumas dicas e previsões deste mercado para 2022.

O primeiro passo para a expansão de provedores de internet

Uma empresa sadia, que possui o interesse de crescer, deve prever uma taxa de crescimento anual para o negócio. Um modelo de administração capaz de sustentar a evolução de um empreendimento, geralmente trabalha com uma taxa de 5% ao ano.

Sem uma taxa de crescimento bem definida, a empresa perde parte do seu objetivo de expansão e não consegue contratar novos funcionários para ampliar seu poder humano, gerar mais riqueza e agregar valor para a sociedade.

Para que um provedor de internet possa expandir sua operação, ao menos quatro fatores precisam ser considerados. São eles:

Infraestrutura necessária para provedores de internet

Antes de pensar em expandir, é extremamente importante saber se a sua infraestrutura está suprindo a necessidade dos seus atuais clientes.

Analisar o desempenho de sua rede, revisar os serviços adquiridos, monitorar a velocidade contratada e conferir se é a mesma que você oferece aos seus clientes, supervisionar a qualidade e a quantidade dos seus serviços e analisar o seu atendimento ao cliente é o primeiro conjunto de ações a tomar antes de iniciar o seu processo de expansão.

É inimaginável planejar uma expansão de provedor de internet sem considerar os pontos acima e, caso algo não esteja de acordo, estruturar a sua infraestrutura. Afinal, se o serviço de internet entregue não estiver de acordo com o esperado pelo cliente, a fidelização se torna muito difícil.

Segurança

Não menos importante que a revisão da sua infraestrutura, está a revisão da segurança do seu provedor.

Provedores de internet precisam apresentar crescimento contínuo ao longo do tempo, porém esse crescimento precisa estar acompanhado do aumento de sua segurança para não deixar a rede vulnerável.

Um sistema vulnerável pode pôr abaixo todos os planos de expansão da sua rede. Por isso, é bom dar uma atenção especial aos meios de proteção de ataques DDoS, que podem indisponibilizar os serviços do provedor.

Gestão Financeira

Claro que para que você consiga realizar as ações indicadas nos tópicos anteriores, é preciso que suas finanças estejam em dia. Assim, você terá poder de investimento para realizar as análises e os ajustes necessários para iniciar a expansão do seu negócio.

Para isso, deve-se contar com a ajuda de especialistas e de empresas parceiras. Caso você não esteja com o caixa em dia, o FIDEM Bank oferece serviços que podem ajudar a sua empresa a sanar essa dificuldade para dar prosseguimento nas ações necessárias para a expansão.

O mais importante aqui é ter um planejamento financeiro eficiente para guiar seus planos de expansão.

Captação e retenção de clientes

Se você está pensando em expandir sua rede, significa que já possui uma base sólida de clientes que utilizam seus serviços. A retenção de clientes deve ser uma parte muito importante do seu plano de expansão, por isso, não meça esforços para mantê-los na sua empresa. Invista em capacitação nas áreas de atendimento e suporte ao cliente.

E como a ideia é levar seus serviços para mais pessoas, é necessário que sua empresa seja vista por essas pessoas. Assim, investimentos em marketing e no time de vendas são essenciais para um projeto de expansão.

Dica extra – invista em novas tecnologias

Para se manter competitivo no mercado, sempre se mantenha atento às novas tecnologias que surgem com o tempo. Seja para aumentar sua grade de clientes ou expandir os negócios, é preciso estar por dentro dos recursos que atendam a necessidade da região e do mercado em que você atua.

As previsões para o mercado dos provedores de internet para 2022

Como falamos no início do texto, a chegada do 5G faz com que as previsões para 2022 se tornem ainda mais animadoras para o mercado de provedores de internet.

A chegada da tecnologia 5G está prevista para chegar ao país em 2022 e promete ser uma grande oportunidade para os provedores de internet e deverá movimentar mais de 22 bilhões de dólares em negócios B2B até 2024.

Mas isso não significa que a fibra óptica está perdendo espaço. A internet via fibra óptica continuará sendo o principal método de conexão do país, visto que oferece boa velocidade e estabilidade.

Os pequenos provedores de internet continuarão liderando o crescimento do mercado de banda larga fixa e o acesso das classes C e D também continuará aumentando, assim como o crescimento dos serviços de streaming, devido à popularização de smartphones e Smart TVs.

Falamos de forma mais aprofundada sobre o que esperar do mercado de provedores de internet em 2022 aqui.

O FIDEM Bank entende que o investimento em novas tecnologias não deve parar, por isso, oferece opções de crédito para a sua empresa com maior agilidade nas operações que as instituições tradicionais, e tudo feito de forma 100% digital.

Clique aqui para conhecer os nossos serviços ou entre em contato com nossa equipe para mais informações.

Contatos

Fale Conosco

Para saber mais detalhes, preencha o formulário abaixo que entraremos em contato com você.