Blog

ACOMPANHE AS NOVIDADES DO FIDEM BANK
Home / Blog
Como organizar uma liquidação de início de ano

COMO ORGANIZAR UMA LIQUIDAÇÃO DE INÍCIO DE ANO

A liquidação de início de ano já é um evento tradicional para o comércio brasileiro. Antes mesmo da Black Friday se transformar no fenômeno que é hoje, as mega liquidações de janeiro já chamavam a atenção do público por aqui.

Essas ações geralmente ocorrem nas primeiras semanas do ano e geralmente são feitas para liquidar os estoques que sobraram das promoções de fim de ano e abrir espaço para as novidades.

Mas, mais que isso, as liquidações de janeiro também tem por objetivo movimentar as finanças das empresas, já que neste período não há muita atração para incentivar os consumidores a comprar, devido aos gastos de Natal, festas de fim de ano, contas como IPTU e IPVA, matrícula e material escolar das crianças, entre outras despesas pontuais da época.

Assim, ao reduzir os preços dos produtos ou serviços, as empresas acabam criando uma oportunidade para os consumidores adquirirem algo que, de outra forma, não teriam poder aquisitivo para efetuar a compra.

Mas é preciso atenção na hora de criar essas ações, pois não são apenas os consumidores que devem sair ganhando, o caixa da sua empresa também precisa ser recompensado para a empresa não sair em prejuízo.

Dicas para organizar uma liquidação de início de ano

Para garantir que tanto seus clientes quanto a sua empresa vão sair no lucro durante a liquidação de início de ano, reunimos algumas dicas abaixo que, esperamos, ajude você a se preparar para este evento.

Fazer uma avaliação do estoque

Partindo do princípio que o objetivo da sua ação é reduzir ou acabar com os estoques de determinados produtos, é importante fazer uma boa avaliação do seu estoque para saber exatamente quais e quantas mercadorias você possui.

A partir desse levantamento é possível definir as melhores estratégias de venda, sempre com o intuito de informar o consumidor de forma clara e verdadeira para não criar expectativas que não poderão ser atingidas.

Evite usar produtos recém-lançados nessas ações. Deixe para utilizá-los para aumentar a margem de lucro e reaver os investimentos feitos para divulgar sua liquidação, por exemplo.

Calcule a margem de desconto

Tenha sempre em mente que liquidação não é igual a prejuízo. Então, para evitar sair perdendo durante a ação, é muito importante calcular os descontos com cuidado para não eliminar a sua margem de lucro.

Se o objetivo for limpar o estoque, você consegue reduzir bastante o seu lucro, pois é possível recuperar depois.

Se o objetivo for equilibrar o fluxo de caixa, é interessante manter uma margem que garanta mais renda.

E nunca tente enganar o cliente. Hoje em dia as informações estão muito acessíveis para arriscar fingir que está dando desconto. As chances dessa estratégia trazer prejuízo para a reputação da sua empresa são enormes. Seja transparente, afinal, a honestidade ainda é uma ótima propaganda.

Defina o período da liquidação de início de ano

Procure sempre especificar bem o período da sua ação, de preferência com dia e hora para acabar. Uma das principais estratégias desse tipo de ação é justamente utilizar gatilhos mentais para incentivar seus clientes a efetuarem a compra dentro de um determinado período.

Além disso, ao não limitar sua ação, ela perde a sua característica de ser algo pontual e exclusivo.

Prepare o seu negócio para a liquidação

Preparar a sua empresa para ações especiais é extremamente necessário! Criar uma identidade para a liquidação, montar a vitrine de forma a convidar e avisar a todos que passem pelo local que está tendo algo interessante na sua loja e expor os produtos em oferta são algumas formas de atrair consumidores.

No caso do e-commerce, a sugestão é dedicar uma parte no topo da home do site para divulgar a ação e criar uma página específica para destacar os produtos em oferta.

Estratégias de divulgação nas redes sociais, e-mails marketing e demais ferramentas utilizadas na internet também são válidas para atrair mais visitantes à página. Assim como utilizar estratégias offline, como panfletos e outdoor, caso seu público seja mais físico que digital.

Conte com o FIDEM Bank para resolver seu dia

O FIDEM Bank é uma empresa voltada para o seu negócio. Acreditamos que os ciclos de fluxo de caixa não devem impedir que você atinja seus objetivos.

Então, conheça nossos serviços e conte sempre com nossa equipe para ajudar a resolver o seu dia!

Contatos

Fale Conosco

Para saber mais detalhes, preencha o formulário abaixo que entraremos em contato com você.