Blog

ACOMPANHE AS NOVIDADES DO FIDEM BANK
Home / Blog
Como as fintechs mudaram o paradigma do mercado

COMO AS FINTECHS MUDARAM O PARADIGMA DO MERCADO

Ao oferecer diversos serviços digitais, as fintechs provocaram uma mudança de paradigma em um mercado que, até então, era dominado por poucas marcas.

Um fato inegável é que as fintechs revolucionaram o mercado com sua chegada. Estas empresas utilizam tecnologia para gerar soluções inovadoras para o mercado financeiro.

Quer saber mais sobre fintechs? Continue lendo que vamos explicar tudo para você.

O que é fintech

É bem provável que você já esteja utilizando os serviços de uma fintech mesmo sem saber exatamente o que significa.

A palavra fintech é uma abreviatura do termo em inglês Financial Technology, que traduzido significa tecnologia financeira.

São empresas que utilizam tecnologia para inovar e otimizar processos, reduzindo o custo de seus serviços para o consumidor final.

O termo é utilizado para se referir a startups que atuam tanto na frente B2C, com serviços para os consumidores finais, quanto no mercado B2B, que oferece soluções para empresas.

Como surgiram as fintechs

Podemos dizer que a crise financeira internacional de 2008 foi a catalisadora para o surgimento e ascensão das fintechs.

Enquanto algumas empresas tradicionais lutavam para se salvar do colapso do subprime, outras, como o banco norte-americano Lehman Brothers, faliram. Após a falência do Lehman Brothers e do apoio financeiro que o governo dos Estados Unidos teve que pagar, foi criada uma série de regulamentos e penalidades financeiras para evitar novas crises.

As fintechs surgiram exatamente no momento em que os desenvolvimentos tecnológicos e de negócios ficaram em segundo plano. O foco era preencher essa lacuna oferecendo tecnologia de baixo custo e mais flexível.

Um detalhe importante sobre o surgimento das fintechs, é que elas trouxeram pessoas com expertise no mercado, muitos eram ex-funcionários de grandes bancos que foram desligados devido a crise, para trabalhar e impulsionar seu crescimento.

Dessa forma, essas empresas acabaram preenchendo a lacuna existente entre a expectativa dos consumidores em relação aos bancos e o que as instituições estavam oferecendo naquele momento. E foi com a combinação de uma melhor oferta de serviços por um custo menor que as fintechs se consolidaram no mercado.

Tipos de fintechs

Bancos digitais não são as únicas fintechs que existem. Abaixo, listamos as principais áreas de atuação das fintechs.

Fintechs de pagamento

São aquelas que contribuem quando o assunto é compra e venda. Permitem que as pessoas enviem dinheiro para outras sem a necessidade de passar por bancos.

Os serviços mais conhecidos são as carteiras digitais, como Apple Pay, Google Pay, Mercado Pago, PagSeguro, PayPal, PicPay, entre outras.

Fintechs de crédito ou empréstimo

Fazem parte desse nicho as empresas que aproximam quem precisa de dinheiro e quem tem condições de emprestar cobrando juros menores que os dos bancos tradicionais.

Geralmente possuem estrutura enxuta e realizam análises de crédito a partir de soluções tecnológicas para melhorar a dinâmica dos serviços financeiros.

O FIDEM Bank é um ótimo exemplo para este caso.

Fintechs de crowdfunding

Pensando na dificuldade de conseguir tirar as ideias do papel e conseguir capital para viabilizá-la, surgiram as fintechs de crowdfunding (financiamento coletivo).

Fintech de criptoativos

Atuam como facilitadoras ou corretoras de criptoativos, que são ativos virtuais protegidos por criptografia e que podem, dentre centenas de outros ativos, ser criptomoedas, tokens e stablecoins, para citar os mais conhecidos.

Fintechs de Gestão Financeira

São plataformas de controle que ajudam no dia a dia da gestão do seu negócio. Com a Conta Digital FIDEM Bank, por exemplo, é possível automatizar a emissão de boletos, folhas de pagamento, pagamento dos fornecedores via TED, boletos, impostos e concessionárias e muito mais.

As vantagens oferecidas pelas fintechs

O principal benefício de usar os serviços de uma fintech é ter a certeza que ela trabalha para facilitar a sua vida e se esforça para que você consiga resolver seus problemas e utilizar os serviços ofertados com rapidez e segurança.

Com essa postura inovadora fica fácil entender o porquê dessas empresas terem crescido mais de 350% apenas entre agosto de 2015 e maio de 2017.

Sabemos que, só de não precisar ir até uma agência e enfrentar fila apenas para falar com alguém sem garantia de que seu problema será solucionado, já é uma grande vantagem, assim como evitar toda a parte burocrática na hora de abrir uma conta corrente no banco e conseguir fazer esse trâmite sem sair de casa.

Mas não são apenas estes benefícios que você tem ao utilizar os serviços de uma fintech. Além da agilidade e menor burocracia, graças a tecnologia empregada, é possível resolver quase tudo online e de forma totalmente segura.

Elas também oferecem serviços inovadores, que oferecem novas soluções, a um preço justo. Se comparados aos serviços oferecidos por empresas tradicionais, os preços cobrados pelas fintechs são mais baratos, sem abrir mão da qualidade.

O mundo mudou e continua mudando. E o FIDEM Bank está sempre atento às novidades para continuar oferecendo as melhores soluções para que o seu negócio continue a crescer. Afinal, o FIDEM Bank é uma empresa voltada para o seu negócio. Entre em contato com nossa equipe para conhecer nossas soluções.

Contatos

Fale Conosco

Para saber mais detalhes, preencha o formulário abaixo que entraremos em contato com você.