SVA, que significa Serviço de Valor Agregado, é a solução para quem busca atrair e fidelizar clientes em empresas de telecom.
Provedores, principalmente os regionais, que desejam prosperar no acirrado mercado necessitam gerar valor para os clientes atuais e também para os potenciais clientes.
Neste texto abordaremos este tema para explicar o que é, os tipos de SVA, a diferença entre SVA e SCM e como inserir o serviço na estratégia do seu provedor.
O que é SVA
A Anatel define como Serviço de Valor Agregado (SVA) toda e qualquer prestação de serviço, que seja auxiliar às atividades de telecomunicações. Ou seja, serviços que são disponibilizados de forma conjunta ao serviço principal de telecomunicação contratado (voz e dados).
O SVA é muito importante, pois oferece experiências adicionais aos assinantes, gera mais valor ao produto ofertado e incentiva os clientes a utilizar o serviço principal da operadora (e ainda diminui o pagamento de impostos).
Na prática, é um conceito que traz muitas oportunidades de exploração de produtos e serviços, com baixa ou nenhuma incidência de impostos.
O SVA não é um serviço de telecomunicações e, portanto, é considerado um serviço de suporte ao SCM.
O que é SCM
SCM significa Serviço de Comunicação Multimídia e, segundo a Anatel, é um serviço de telecomunicações que possibilita a oferta de capacidade de transmissão, emissão e recepção de informações multimídia, permitindo a conexão à internet, utilizando quaisquer meios, a assinantes dentro de uma área de prestação de serviço.
Os serviços de voz são as chamadas telefônicas, enquanto os serviços de dados são a banda larga fixa e a internet móvel, seja 3G, 4G ou 5G.
Para ter o direito de oferecer esses produtos, as operadoras e provedores precisam de uma autorização de SCM outorgada pela Anatel.
É importante entender a diferença entre SVA e SCM pois eles possuem tributações diferentes entre si, o que oportuniza aos provedores gerar ainda mais valor para seus clientes enquanto economizam nos impostos da empresa.
Benefícios do SVA
Além de agregar valor para seus assinantes e economizar com impostos, sua empresa de provedor se tornará mais dinâmica e ganhará maior atenção no mercado ao oferecer um plano de internet que pode ser complementado com outras funcionalidades.
Ao trazer serviços de parceiros e que sejam de interesse do seu público, seu provedor oferecerá uma experiência completa, se destacando dos concorrentes.
Cuidados com as parcerias
Porém, é necessário ter cuidado com os parceiros escolhidos. Afinal, a estratégia de incluir SVA no seu plano passa por melhorar a experiência do usuário e melhorar a qualidade do serviço oferecido enquanto gera maior lucratividade. E com clientes insatisfeitos o objetivo não será atingido.
Procure parceiros que ofereçam serviços de qualidade e que estejam de acordo com o que seu público deseja.
Para empresas, por exemplo, há pacotes de espaço em nuvem, contas de e-mail e backup de informações.
Para clientes residenciais é possível ofertar serviços de streaming, seja de áudio ou vídeo, cursos, esportes, livros ou revistas digitais, entre outros.
Como inserir o SVA na sua estratégia para aumentar a margem de lucro
SVA não pode ser encarado como apenas um serviço para reduzir impostos. Como já vimos, os provedores de internet e tv por assinatura que oferecem serviços de valor agregado conseguem uma redução de impostos, o que gera um ganho fiscal que pode aumentar significativamente a lucratividade da empresa.
Porém, essa melhora no resultado está diretamente ligada à escolha de serviços com boa aderência junto a sua base de clientes. Por este motivo, destacamos a importância de escolher bem os seus parceiros.
Não é por algo ser gratuito ou viável financeiramente para o seu cliente que o serviço não precisa ser bom, não é mesmo? Afinal, quanto mais clientes utilizarem o serviço, maior o ganho da sua telecom.
Dicas para estruturar sua estratégia de SVA
Quando for planejar a estrutura da sua estratégia de SVA é importante levar em consideração dois importantes pontos:
- Procurar orientação de profissionais que sejam especialistas em tributação para compreender todos os pontos principais com relação à estruturação da sua estratégia de ganho fiscal;
- Escolher SVAs de boa qualidade para que os clientes de sua telecom utilizem o serviço no seu dia a dia. Quanto maior a aderência, mais significativos serão os ganhos da sua empresa.
A melhor opção para expandir seu provedor
O FIDEM Bank entende os desafios para expandir e crescer de forma organizada. Por isso, usamos nossa tecnologia a seu favor.
Se você pensou em expandir sua rede e não possui o crédito necessário para este movimento, nós temos a solução!
Nossa equipe ajuda você a entender melhor o seu cliente e expandir sua rede de forma saudável e segura!
Oferecemos análise de crédito voltadas exclusivamente para o seu provedor de internet.
Resolva seu dia com o FIDEM Bank! Entre em contato com nossa equipe e faça uma simulação.