Administrar o fluxo de caixa durante a pandemia é de suma importância para a saúde da sua empresa. No atual cenário, é fundamental manter a organização financeira para minimizar os impactos financeiros no seu negócio, tanto durante quanto depois da crise do coronavírus.
Para manter uma empresa saudável é preciso controlar o fluxo de caixa.
A importância do fluxo de caixa
Em 2020, devido a pandemia do coronavírus, o gerenciamento do fluxo de caixa se tornou a ferramenta mais importante para manter o seu negócio saudável.
Fluxo de caixa é uma ferramenta básica de planejamento e controle financeiro. Com base nas receitas e despesas previstas, é possível organizar as diretrizes para que sua empresa se mantenha sustentável e consiga desviar dos riscos e dificuldades financeiras.
Como organizar a ferramenta?
Como o objetivo dessa ferramenta é apurar e projetar o saldo disponível para manter o capital de giro, é necessário manter registros atualizados sobre todas as movimentações financeiras da sua empresa.
Ou seja, devem ser registrados todos os recebimentos (vendas à vista e a prazo, recebimento de duplicatas e etc.), todos os pagamentos (compras à vista e a prazo, pagamento de duplicatas, de despesas e outros) e também os previstos (até o último pagamento e recebimento conhecido).
Benefícios do fluxo de caixa
O maior benefício do fluxo de caixa é ter uma visão do presente e do futuro, permitindo a elaboração de estratégias para o crescimento da sua empresa ou para reverter situações negativas.
Administrando o fluxo de caixa durante a pandemia
Durante períodos de crise é fundamental monitorar e instruir o gerenciamento eficaz desta ferramenta.
Entenda suas necessidades
É importante que você entenda como será o seu fluxo de caixa a curto prazo. Para isso, documente todos os seus pagamentos, variáveis ou não, para ter uma imagem completa e conseguir analisar o cenário como um todo.
Reduza despesas
Você pode ficar surpreso com a diferença que pequenas mudanças podem fazer no orçamento da sua empresa.
Caso você não ache viável trocar seu escritório por um menor, possibilidade que, teoricamente, reduziria o valor mensal pago pelo imóvel, há outras soluções a serem tomadas.
Retirar as cortinas da janela para aproveitar mais a luz do sol, trocar as lâmpadas do seu escritório por lâmpadas de LED e limpar o filtro do ar condicionado irão ajudar a diminuir suas despesas de luz.
Analisar o consumo de telefone e internet dos últimos meses para verificar se vale a pena manter os serviços atuais ou se há planos ou operadoras com preços mais adequados à sua realidade também pode ajudar você a reduzir despesas fixas.
Além disso, você também pode economizar ao optar por realizar suas reuniões via teleconferência, em vez de gastar com aplicativos de transporte ou viagens.
Por último, mas não menos importante, defina estoques mínimos e máximos para melhorar a estocagem e auxiliar o fluxo de caixa ao evitar que seus produtos fiquem parados por muito tempo.
Negocie o máximo possível
Negocie alternativas com a sua equipe, como a antecipação de férias, redução da jornada de trabalho e, em caso de home office, suspensão temporária do vale transporte. Esse tipo de solução, além de aliviar um pouco o seu fluxo de caixa, também garante a manutenção do emprego do seu funcionário.
Quanto as negociações com seus clientes, o ideal é analisar caso a caso. Assim, você pode oferecer descontos que não afetem tanto o seu fluxo de caixa, o parcelamento do honorário ou ainda negociar os débitos para evitar futuras inadimplências.
E já que você negociou com seus funcionários e clientes, por que não negociar também com seus credores e fornecedores? Se sua empresa possuir dívidas, tente negociar. Propor um plano de pagamento, oferecendo garantias de que o pagamento será realizado, é uma boa saída nestes casos.
Se a sede da sua empresa for um espaço alugado, tente fazer um acordo com o locatário para conseguir um desconto no aluguel durante a pandemia. Nem que para isso o valor descontado seja pago futuramente, de forma parcelada. Dessa forma, você alonga a dívida e dilui o valor no futuro, sem prejudicar o seu fluxo de caixa agora.
Atenção à Receita
A Receita Federal vem criando maneiras de auxiliar o empreendedor. Então mantenha-se atento e informado sobre quaisquer medidas anunciadas com o objetivo de ajudar empresas que enfrentam dificuldades durante esta crise.
Esperamos que estas dicas ajudem você a gerenciar e manter o fluxo de caixa da sua empresa saudável.
O FIDEM Bank é uma empresa voltada para o seu negócio. Acreditamos que os ciclos de fluxo de caixa não devem impedir que você atinja os seus objetivos.