Utilizar o Ebitda nas análises financeiras tem vantagens e desvantagens. No artigo de hoje, falamos sobre os principais pontos positivos e negativos desse indicador.
Antes de entrar no mérito das vantagens e desvantagens, é bom lembrar que no nosso último artigo, mostramos como calcular o Ebitda, além de trazer o que é e porque usar esse indicador financeiro.
Em síntese, o Ebitda permite uma avaliação mais precisa da saúde financeira da empresa, pois demonstra de forma mais clara a situação operacional de uma empresa, que deve ser utilizado de forma conjunta com outros números, sobretudo aqueles que indicam a evolução do faturamento, seu lucro líquido e seu endividamento.
Esse indicador tem suas vantagens e desvantagens, que podem ser vistas abaixo.
Vantagens do Ebitda
O Ebitda é um indicador financeiro que apresenta alguns benefícios para os empreendimentos. Listamos algumas das vantagens que ele pode oferecer para a sua empresa a seguir.
Mede a produtividade
O Ebitda não considera os efeitos das decisões contábeis e os financiamentos em seu cálculo.
Portanto, essa margem torna-se uma régua muito interessante para que os analistas consigam verificar a produtividade e a eficiência do empreendimento com uma precisão muito maior que utilizando outros indicadores.
Facilita a análise comparativa
Uma vez que aspectos como a localização e tributação não são levados em consideração na hora de fazer o cálculo, fica muito mais fácil comparar o desempenho de empresas de diferentes países.
Promove produtividade e eficiência
Quando é observado um aumento do Ebitda de uma empresa no decorrer dos anos, é possível verificar que a companhia possui capacidade de promover produtividade e eficiência.
Esses números permitem uma comparação de duas ou mais empresas de diferentes países para analisar dados relacionados à produtividade e eficiência.
Se pegarmos o exemplo em que um investidor queira comparar o resultado de uma empresa de alimentos italiana com uma companhia do mesmo segmento dos EUA, em que a alíquota de imposto nos países de origem das mesmas seja completamente diferente.
Caso a análise de produtividade do investidor fosse feita por meio do lucro líquido e da margem líquida, a avaliação não retrataria a realidade, pois a empresa que goza de uma alíquota de imposto menor seria beneficiada.
Porém, caso a análise fosse realizada pelo Ebitda, esse efeito das diferentes alíquotas seria excluído, o que tornaria a comparação entre a produtividade das duas empresas mais compatível com a realidade.
Desvantagens do Ebitda
Embora a margem do Ebitda seja muito utilizada, o indicador sozinho não revela a visão geral das finanças de uma companhia.
Mesmo sendo um indicador muito utilizado e muito útil, existem algumas desvantagens que se relacionam a esse recurso. Veja abaixo algumas delas.
Não pode ser considerado como indicador único
Ao utilizar apenas o Ebitda como indicador de desempenho, o alcance de uma análise eficiente pode ser prejudicado, o que pode comprometer o resultado da análise e até mesmo o caixa futuro.
Além disso, as empresas que investem em ativos financeiros não são recompensadas ao utilizar apenas esse indicador, pois o analista não considera os ativos financeiros.
Pode esconder prejuízos da empresa
Não é possível determinar a liquidez de um empreendimento pelo Ebitda. Mensurar a capacidade de converter os investimentos em lucro é indispensável para compreender por completo o desempenho da companhia.
Não indica alguns aspectos importantes
O Ebitda positivo pode omitir alguns prejuízos financeiros da empresa. Dessa forma é extremamente necessário manter-se atento e altamente recomendável avaliá-lo juntamente com outros indicadores antes de investir.
O cálculo do Ebitda é confiável?
Sem medo de errar, a resposta é sim. O Ebitda é um indicador confiável para a tendência de lucros da atividade principal de uma companhia.
Porém, para usá-lo da forma adequada, é preciso levar em conta suas limitações. Ou seja, caso você opte por inseri-lo na sua rotina de gestão financeira, esse indicador não deve ser o único avaliado.
Hoje em dia, os resultados também são percebidos considerando o “lucro por ação” e o Fluxo de Caixa Operacional, para apresentar uma dimensão mais completa da capacidade da sua empresa em se sustentar, crescer e dar lucro.
Sobre o FIDEM Bank
O FIDEM Bank é uma empresa especializada em desenvolver soluções de crédito personalizadas para o seu negócio. Atuamos na antecipação de recebíveis para pequenas e médias empresas que buscam financiamento rápido e flexível.
Além disso, estamos sempre atentos às tendências, tanto para nos adaptar quanto para nos adequar às mudanças do mercado, para que possamos garantir a sustentabilidade e o crescimento constante dos negócios dos nossos parceiros.
Com o aplicativo da Conta Digital FIDEM Bank você faz PIX, gera boletos, efetua pagamentos, transferências e muito mais!
Se você ainda não tem nossa conta digital, baixe nosso aplicativo e fique a um clique das facilidades FIDEM Bank!