Blog

ACOMPANHE AS NOVIDADES DO FIDEM BANK
Home / Blog
tendências para a indústria do plástico

TENDÊNCIAS PARA A INDÚSTRIA DO PLÁSTICO PARA O PÓS-PANDEMIA

A indústria do plástico é uma das mais importantes do mundo por ser a responsável pela produção dos mais diversos componentes. Praticamente todos os setores das atividades humanas são alimentados por este setor da indústria.

A descoberta do plástico sintético na primeira metade do século XX facilitou e possibilitou o desenvolvimento de muitas das soluções utilizadas na produção industrial, agrícola e até mesmo no dia a dia da sociedade.

Atualmente, mais de 400 milhões de toneladas de plástico são produzidas no mundo e, levando em conta que continuam a desenvolver e dar novos usos aos polímeros, esse número não para de crescer.

O que esperar para a indústria do plástico no pós-pandemia

Entre as tendências pós-pandemia para a indústria apontadas pelo relatório Flexible Plastic Packaging Market estavam o aumento da demanda nas indústrias de uso final, como de bebidas, alimentos e cosméticos, e o crescimento do comércio eletrônico.

O documento ainda projetou que o mercado global de embalagens plásticas flexíveis tem projeção de crescimento de quase US$40 bilhões de 2020 a 2025.

Novos hábitos do consumidor são tendência para a indústria em geral

Uma das consequências da pandemia foi a profunda mudança nos hábitos do consumidor. O aumento das relações virtuais gerada pelo distanciamento social se intensificou também no contato entre clientes e empresas, resultando no disparo das vendas online em todos os setores.

Além disso, as pessoas passaram a ter outra percepção sobre embalagens e outros materiais plásticos. Um dos dados trazidos pela Flexible Plastic Packaging Market mostra que mais de 60% dos consumidores norte-americanos pagam mais por embalagens funcionais e tangíveis.

Podemos concluir então que os consumidores estão direcionando seus olhares para produtos mais sustentáveis, inclusive buscando cada vez mais empresas com práticas que respeitam o meio ambiente.

Indústria no e-commerce

Para se alinhar com os novos hábitos do consumidor, a indústria do plástico aposta no e-commerce, uma tendência que se beneficia desses hábitos e se apresenta como uma maneira eficaz para empresas se aproximarem de seus consumidores, encurtar a cadeia de distribuição e gerar economia.

Ao optar por enviar seus catálogos de forma online, por exemplo, empresas do segmento reduzem consideravelmente o número de catálogos impressos, mostrando preocupação com o meio-ambiente ao reduzir o número de impressões, ao mesmo tempo que economizam recursos enviando apenas o material digital a seus clientes.

Outro canal digital que já é muito utilizado e que vai ao encontro dessa tendência é o WhatsApp, que serve como canal de vendas, pós-vendas e de atendimento aos clientes, otimizando assim o tempo investido para realizar essas ações e gerando um estreitamento na relação com as pessoas.

Ao se aproximar dos clientes e oferecer uma boa experiência para o consumidor pelos canais digitais, o resultado esperado é o aumento das vendas por estes meios. Com o aumento das vendas, há maior lucratividade e possibilidade de crescimento para a indústria.

Mudanças na gestão

Os reajustes dos players do mercado do plástico resultaram em uma grande mudança na gestão das indústrias. Em decorrência da pandemia, os fornecedores de insumos estão com a produtividade reduzida ao mesmo tempo em que há aumento na demanda. As consequências são a volatilidade do preço e reajustes de energia elétrica e combustíveis.

Considerando os impactos que a pandemia deixará na sociedade, é seguro dizer que muitas empresas não terão o poder financeiro para fazer as compras como antes. Assim, muitas indústrias vêm absorvendo parte do aumento nos custos de produção e otimizando seus processos. Tudo para conseguir garantir o funcionamento de suas atividades.

Uma das alternativas viáveis para empresas que precisam de mais poder financeiro é a antecipação de recebíveis. Uma operação que proporciona segurança financeira e contribui para o impulsionamento do fluxo de caixa, ampliação da capacidade produtiva e também auxilia a garantir o pagamento dos compromissos da sua empresa.

Carlos Urbano, Diretor de Industrial Automation da Schneider Electric Brasil, defende que uma das formas de otimização da gestão é a inovação. “Ela traz soluções envolvendo rastreabilidade, monitoramento de máquinas e eficiência energética, que auxiliam a indústria de plásticos a suprir esses aumentos de demanda na produção, minimizando as perdas de matéria prima durante a fabricação, otimizando o período de disponibilidade da máquina e diminuindo o tempo gasto com manutenção”, ressalta.

Sustentabilidade é tendência para a indústria do plástico

Seguindo a linha de raciocínio das tendências apresentadas até o momento, que incluem inovação e mudança de comportamento do consumidor, é impossível ignorar a sustentabilidade. As transformações que a indústria do plástico vem passando nos últimos anos também apontam para isso.

Por já ser um setor criticado por lidar com um material que leva centena de anos para se decompor e aliado ao aumento no consumo do material durante a pandemia, a sustentabilidade enquanto tendência se confirma.

Carlos Urbano aponta que “o mercado teve de se reinventar para aumentar sua demanda enquanto diminui seu impacto ambiental”. Ele informa também que as empresas estão aprimorando suas fábricas com novas e melhores tecnologias com o objetivo de otimizar processos, aumentar a segurança e promover a sustentabilidade que, além de necessária, hoje é vista como um valor agregado à marca, beneficiando assim tanto o cliente quanto o fornecedor.

Benefícios da reciclagem do plástico na indústria

A sustentabilidade pode gerar benefícios para a indústria, afinal, o plástico é usado em diversos segmentos industriais, como alimentício, automobilístico, construção civil, limpeza, químico, entre muitos outros. Sua aplicabilidade, portanto, é muito mais abrangente do que se imagina.

Há algumas maneiras que contribuem para reverter o impacto negativo deste material no meio ambiente, como a reciclagem e a logística reversa. Abaixo falamos sobre alguns benefícios que a reciclagem do plástico traz para a indústria.

Redução de custos

Plástico reciclado tem valor inferior comparado ao material novo. Os custos podem ser reduzidos por fatores como a não tributação de impostos, a economia de energia para sua fabricação, redução de insumos virgens e outras variáveis que favorecem custos mais baixos.

Visibilidade

Como disse o diretor da Schneider Electric Brasil, atualmente as empresas que possuem responsabilidade ambiental são bem vistas e ganham uma visibilidade positiva no mercado. Esse fator pode ser considerado uma vantagem quando bem trabalhada pela gestão.

Mais empregos

Segundo a Abiplast (Associação Brasileira da Indústria do Plástico), as empresas de reciclagem de plástico empregaram quase 9.826 colaboradores no Brasil em 2017. O Rio Grande do Sul foi responsável por 8.6% deste total.

Ambiental

Fundamental para o equilíbrio e a qualidade de vida no mundo, o processo de reciclagem contribui para evitar o aumento da degradação do planeta. Mas isso só será possível se governos, empresas, indústrias e sociedade caminharem juntos para reverter ao máximo os impactos causados até hoje.

Há 2 anos o FIDEM Bank ajuda a resolver seu dia. Conte com nossa equipe para desenvolver soluções de crédito personalizadas para o seu negócio.

Contatos

Fale Conosco

Para saber mais detalhes, preencha o formulário abaixo que entraremos em contato com você.