Blog

ACOMPANHE AS NOVIDADES DO FIDEM BANK
Home / Blog
elevação da taxa selic

OS IMPACTOS DA ELEVAÇÃO DA TAXA SELIC

Neste post iremos explicar quais são os impactos da elevação da taxa Selic na vida dos empresários.

Na quarta-feira, 22 de setembro, a taxa Selic teve outra alta, dessa vez de 1 ponto percentual, confirmada pelo Banco Central. Apenas em 2021 houve um salto de 4,25 pontos, saindo de 2% para os atuais 6,25%, sendo o maior aumento feito pelo BC desde 2003.

A Selic impacta várias outras taxas de juros do mercado e quando aumenta, as modalidades de crédito tendem a ficar mais caras gerando uma diminuição do consumo.

Abaixo, falamos mais sobre o que é a taxa Selic, os impactos na vida dos empresários e como minimizar este impacto no caixa da sua empresa.

O que é a taxa Selic

Selic é uma sigla para Sistema Especial de Liquidação e Custódia, um sistema administrado pelo Banco Central onde são negociados títulos públicos federais. A taxa média registrada nas operações feitas nesse sistema equivale à taxa Selic.

É neste programa virtual que os títulos do Tesouro Nacional são comprados e vendidos diariamente por instituições financeiras. A taxa média desses negócios, apurada todos os dias, é chamada de Selic “efetiva”.

Podemos dizer que ela representa os juros básicos da economia, já que os movimentos da Selic influenciam todas as taxas de juros praticadas no Brasil, sejam as que um investidor recebe ao realizar uma aplicação financeira, sejam as que um banco cobra ao conceder um empréstimo.

Quem decide o valor da Selic

O responsável por decidir o valor da taxa Selic é o Copom, órgão do Banco Central que se reúne a cada período de 45 dias para definir se ela aumenta, se mantém estável ou diminui. Tudo isso, claro, com base em inúmeros indicadores financeiros do país.

O BC usa a Selic como um instrumento para controlar a inflação e mantê-la próxima da meta. Simplificando um pouco as coisas, ao aumentar a taxa Selic, a intenção é diminuir a inflação. Ao baixar a Selic, a ideia é estimular o consumo e aquecer a economia, elevando a inflação.

Por que a Selic aumentou tanto

Os índices da Selic tiveram várias quedas em 2019, seguido de uma período de estabilidade no ano seguinte, mas desde o início de 2021 ela apresenta crescimento, chegando aos atuais 6,25%.

A principal justificativa para esses aumentos é a inflação alta. O Banco Central aumenta a Selic devido à pressão da inflação na economia, consequentemente os juros do mercado como um todo também aumenta, o que faz o consumo cair.

Esses juros do mercado afetam, entre outras coisas, empréstimos, parcelamentos e financiamentos. E é sobre esses juros e a diminuição do consumo que os empresários devem se atentar.

Os impactos do aumento da Selic para os empresários

Como falamos acima, se a taxa Selic aumenta, todas as modalidades de crédito também ficam mais caras, inclusive o crédito rotativo do cartão.

Então, caso você esteja pensando em fazer um empréstimo neste momento, tenha em mente que ele vai custar mais caro para você.

Uma alternativa que se apresenta mais viável que os empréstimos e seus altos juros é a antecipação de recebíveis. De forma simplificada, antecipar os seus recebíveis permite que o valor monetário que sua empresa tem para receber no futuro seja transformado em caixa presente.

Resumimos os principais efeitos da Selic no dia a dia dos empresários a seguir.

Impacto no crédito

Por ser referência para o custo das linhas de crédito em geral, a tendência é que quando ela é elevada, empréstimos e financiamentos fiquem mais caros, fazendo com que bancos e outras instituições financeiras cobrem juros mais altos nessas operações.

Impacto no consumo

Consumo e crédito andam de mãos dadas. É natural que quando os empréstimos e financiamentos ficam mais caros, o nível de consumo diminua. Isso acontece pois o custo dos produtos e serviços também aumentam.

E é por isso que a tendência do aumento da Selic é a redução das compras.

Impacto nos investimentos

Por oferecerem uma remuneração baseada em juros, os investimentos de renda fixa se beneficiam do aumento da Selic.

É o caso dos títulos públicos do governo federal, dos tradicionais CDBs emitidos pelos bancos, das letras de crédito, das debêntures, entre outras opções.

A melhor alternativa para obter recursos na alta da Selic

Neste cenário, onde os juros dos empréstimos estão altos devido à alta da taxa Selic, a melhor alternativa para se obter recursos para o seu negócio é a antecipação de recebíveis.

Com um processo simples, otimizado e eficiente e que pode ser totalmente personalizado, a antecipação traz mais segurança para quem vende parcelado. Ela é indicada para pessoas jurídicas que têm recebíveis devidamente performados e precisam antecipar o seu fluxo de recebimento futuro de forma rápida e simplificada.

Neste link explicamos porque a antecipação de recebíveis pode ser a melhor solução para você.

No FIDEM Bank, oferecemos acompanhamento personalizado dos nossos especialistas para que você possa optar pelo melhor caminho, manter suas contas em dia e alcançar todos os seus objetivos. Entre em contato com nossa equipe!

Contatos

Fale Conosco

Para saber mais detalhes, preencha o formulário abaixo que entraremos em contato com você.