Blog

ACOMPANHE AS NOVIDADES DO FIDEM BANK
Home / Blog
novas regras pix

AS NOVAS REGRAS DO PIX PARA AUMENTAR A SEGURANÇA

Em 16 de novembro, entram em vigor as novas regras do Pix para aumentar a segurança em transações de transferências. Continue lendo e saiba quais são essas mudanças.

Lançado no final de 2020 pelo Banco Central do Brasil (BACEN), o Pix é o mais novo meio de pagamento eletrônico no país. Com ele, há mais praticidade para realizar transações bancárias instantâneas, tornando-o muito bem aceito pela população.

Para garantir ainda mais segurança para os usuários que optam por essa modalidade na hora de realizar transferências e pagamentos, novas regras foram criadas. Saiba quais são elas.

As mudanças trazidas pelas novas regras do Pix

A resolução publicada no dia 28 de setembro pelo Banco Central traz novas regras para aumentar a segurança nas operações realizadas via Pix.

A partir da segunda quinzena de novembro, as instituições financeiras serão autorizadas a bloquear o recebimento de transferências via Pix a pessoas físicas por até 72 horas, caso haja suspeita de que a conta beneficiada seja usada para fraudes.

O bloqueio servirá para permitir que a instituição financeira realize uma análise mais cuidadosa de fraude em contas de pessoas físicas, aumentando a chance de recuperação dos recursos por vítimas de crimes ou extorsão. O usuário recebedor será avisado imediatamente sobre o bloqueio.

Outra mudança torna obrigatória a notificação e o compartilhamento de informações sobre infrações com as demais instituições sempre que houver consulta a uma chave Pix. Com o objetivo de prevenir fraudes, o uso de informações vinculadas às chaves Pix será ampliado.

Além disso, caso fique comprovado que a fraude aconteceu devido a falhas nos mecanismos de segurança e de gerenciamento de riscos das instituições que oferecem o Pix, elas passarão a ser responsabilizadas.

O Banco Central informou em nota, que as medidas criam incentivos para que os participantes do Pix aprimorem cada vez mais seus mecanismos de segurança e de análise de fraudes.

Dicas para usar o Pix com mais segurança

Entre bancos, empresas de pagamentos, cooperativas de crédito e fintechs, o Pix está disponível para mais de 700 instituições financeiras. E para aproveitar o recurso com mais tranquilidade, separamos algumas dicas para você.

Confirme se sua instituição disponibiliza o Pix

Caso sua instituição não esteja na lista oficial de participantes do Pix, fique atento caso receba alguma mensagem oferecendo cadastro.

A lista é atualizada constantemente sempre que uma nova empresa é homologada.

Acesse os canais oficiais do seu banco

Evite clicar em e-mails ou links que chegam via SMS. Eles podem ser falsos e direcionar você para páginas falsas ou que não garantem a segurança ao usar o Pix.

Então, para realizar pagamentos ou fazer qualquer transação relacionada, utilize apenas os canais oficiais da instituição financeira da qual você é cliente, como o aplicativo ou o site.

Cadastre suas chaves de segurança

As opções para cadastro das chaves de segurança são pelo e-mail, CPF, número de telefone ou uma chave aleatória gerada pelo sistema. Elas são a forma pela qual sua conta será identificada para fazer e receber pagamentos.

Para cadastrar suas chaves, siga a dica anterior e utilize apenas canais oficiais da sua instituição financeira.

Não realize pagamentos usando conexões públicas de internet

Evite fazer pagamentos e transferências via Pix em conexões públicas de internet (aquelas usadas em shoppings, bares e demais locais coletivos).

Apesar de ser um ótimo recurso para facilitar a conexão quando não se está em casa, essas conexões podem conter vírus e malwares que comprometem a privacidade dos dados, deixando suas informações desprotegidas e com risco de serem acessadas por terceiros.

Realize suas transferências apenas quando estiver conectado em sua internet residencial ou pela conexão contratada com sua operadora (3G, 4G ou 5G).

Cuidado com links que solicitem cadastro

Se você receber links solicitando cadastro por SMS, e-mail ou até mesmo por alguma publicidade que apareça nas suas redes sociais, não clique!

Esse é um dos tipos de golpes mais comuns na internet. Se precisar acessar o seu Pix ou utilizar qualquer outro serviço financeiro, sempre utilize os canais oficiais do seu banco ou instituição financeira.

Sempre feche seus aplicativos

Após realizar suas transferências ou utilizar o aplicativo móvel do seu banco, feche-o assim que finalizar o que estava fazendo.

Caso ele fique aberto e rodando em segundo plano, os dados contidos nele podem ser expostos a terceiros.

Mantenha seus aplicativos sempre atualizados

Aplicativos estão em constante atualização para corrigir falhas que podem deixar os usuários vulneráveis a ataques. Por isso é importante manter seu dispositivo e seus aplicativos sempre atualizados.

Ao manter seu dispositivo sempre atualizado, as chances de cibercriminosos se aproveitarem das possíveis falhas de sistemas para roubarem seus dados diminui consideravelmente.

Com esses cuidados simples, você mantém a segurança do seu dispositivo na hora de realizar transferências via Pix e pode usufruir deste recurso com mais tranquilidade.

FIDEM Bank é uma das instituições financeiras aptas a utilizar o Pix. Abra sua conta e desfrute de todos os benefícios da Conta Digital FIDEM Bank!

Contatos

Fale Conosco

Para saber mais detalhes, preencha o formulário abaixo que entraremos em contato com você.