Investimentos para a aposentadoria é um assunto que deveria ter muito mais visibilidade do que tem atualmente. Porém, infelizmente, este não é um dos temas mais recorrentes na vida dos brasileiros.
O cenário atual apresenta muitas interrogações para quem planeja se aposentar: instabilidade econômica, reforma da previdência e o tempo para se aposentar são apenas alguns desafios que as pessoas encontram no seu planejamento.
Tantas incertezas geram uma dúvida recorrente em quem pensa no futuro: quais são os melhores investimentos para a aposentadoria?
Abaixo, reunimos algumas dicas para construir uma reserva financeira para não depender apenas do INSS e conseguir viver com mais tranquilidade após se aposentar. Continue lendo!
4 melhores investimentos para a aposentadoria
Quem deseja se aposentar de forma tranquila precisa traçar e seguir um plano para poder aproveitar a vida de aposentado.
Neste plano devem estar bem definidos os valores que serão aplicados mensalmente, o tempo que o dinheiro ficará alocado e a expectativa de rendimentos.
Sendo assim, a estratégia mais segura e rentável para a aposentadoria é investir em renda fixa. Listamos, a seguir, os melhores investimentos para você.
Previdência privada
A previdência privada aparece como uma das principais opções de complemento da pensão do INSS.
Existem dois tipos de planos abertos: Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) e Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL) que, ao contrário dos planos fechados, exclusivos para funcionários de determinadas empresas ou categorias, estão disponíveis aos interessados em fazer contribuições mensais em instituições financeiras de sociedade anônima com fins lucrativos.
A principal diferença entre o PGBL e o VGBL está relacionada à forma de tributação, com vantagens para os trabalhadores que contribuem para o INSS.
O VGBL, por exemplo, é destinado às pessoas que aderem ao modelo de declaração simplificada do Imposto de Renda. Um desconto padrão de 20%, mas que proporciona um imposto menor na hora do saque, visto que a incidência de tributos acontece apenas sobre os rendimentos.
O PGBL, por sua vez, é indicado para quem opta pela declaração completa, podendo deduzir até 12% da renda bruta anual. Porém, o valor tributado será em relação ao montante total, e não apenas sobre os ganhos.
Outro detalhe a se salientar é que, ao contrário de outros tipos de fundos de investimento, os de previdência privada não são tributados pelo come-cotas. Além disso, o investidor deve escolher entre as tabelas de tributação progressiva e regressiva.
A progressiva pode ser comparada à tabela de salários, com alíquotas que variam de 0 a 27,5%, sendo que quanto mais renda, maior o valor do IR.
Por outro lado, a regressiva é baseada no tempo em que os recursos ficam aplicados no plano, sendo que quanto mais longo o horizonte do investimento, menor a parte destinada ao IR, variando de 35% até dois anos a 10% em aplicações acima de dez anos.
Tesouro IPCA
Outro investimento em renda fixa utilizado para a aposentadoria é o Tesouro IPCA. Um título do Tesouro Direto garante a manutenção do poder de compra do investidor, pois oferece um rendimento atrelado à inflação acrescido de juros prefixados.
Sendo assim, é possível conhecer a rentabilidade real no momento da aplicação.
Por ser emitido pelo Governo Federal, o Tesouro IPCA tem o menor risco do mercado. Os aportes podem ser realizados com valores baixos, ou seja, menos de R$100, e ainda há opções de vencimentos de longo prazo, entre 5 anos e mais de 30 anos.
Não é necessário pagar taxa de administração neste tipo de investimento, porém é cobrada uma taxa de custódia pela bolsa de valores.
A tabela de pagamento do IR sobre os rendimentos é regressiva, de acordo com o tempo do recurso aplicado.
No site oficial do Tesouro Direto é possível simular cenários de investimento de acordo com o objetivo de cada investidor e cada opção de título. Dessa forma, é possível visualizar o montante a ser recebido, quais os aportes mensais necessários, assim como as taxas e impostos a serem pagos.
LCI e LCA
As Letras de Crédito são consideradas de baixo risco e, geralmente, possuem rendimento ideal para quem tem objetivo a longo prazo.
Os ativos são garantidos pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC) e não há incidência de taxas ou impostos sobre os rendimentos.
Os papéis são emitidos pelos bancos para financiamento de atividades. No caso da LCI, do setor imobiliário, e no caso da LCA do setor agropecuário. Ambas oferecem uma rentabilidade anual fixa estabelecida no momento da compra.
São três opções de rentabilidade para as LC: prefixado, pós-fixado e híbrido.
Na prefixada, é possível saber o valor do resgate no momento da aplicação, pois a taxa de rendimento é definida na compra dos títulos.
Na pós-fixada, a remuneração é totalmente vinculada a algum índice, como o Certificado de Depósito Interbancário (CDI).
Já a modalidade híbrida é mais indicada para quem faz planos de aposentadoria com o investimento em renda fixa, já que combina uma taxa predefinida de juros a um índice inflacionário, o que garante a rentabilidade real da aplicação.
Fundos de investimento
Como podem garantir diversificação e rentabilidade maiores que as aplicações simples, sem necessidade de acompanhamento cotidiano, os fundos de investimento de renda fixa de longo prazo são os investimentos ideais para a aposentadoria.
Existem vários tipos de fundos de investimento no mercado, cada um com uma estratégia, como aporte em ações, previdência e multimercado. Assim, quem deseja se aposentar pode procurar uma aplicação que se encaixa melhor no seu perfil.
Geralmente, esses investimentos para a aposentadoria são geridos por profissionais com expertise em procurar oportunidades no mercado para ampliar a remuneração dos recursos investidos.
Apesar de não contarem com a proteção do FGC, os fundos de investimentos possuem regulamentação e fiscalização da Anbima e da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o que traz segurança para quem deseja investir pensando na aposentadoria.
Sobre o FIDEM Bank
O FIDEM Bank está sempre atento às tendências, tanto para nos adaptar quanto para nos adequar às mudanças do mercado, para que possamos garantir a sustentabilidade e o crescimento constante dos negócios dos nossos parceiros.
Com o aplicativo da Conta Digital FIDEM Bank você faz PIX, gera boletos, efetua pagamentos, transferências e muito mais!
Se você ainda não tem nossa conta digital, baixe nosso aplicativo e fique a um clique das facilidades FIDEM Bank!