Blog

ACOMPANHE AS NOVIDADES DO FIDEM BANK
Home / Blog
estresse financeiro

ESTRESSE FINANCEIRO: O QUE É E DICAS PARA EVITAR

Se você já passou por dificuldades financeiras, provavelmente já sentiu estresse financeiro. Vários estudos científicos explicam como o dinheiro pode contribuir para a felicidade das pessoas, mas também pode afetar negativamente a saúde de quem não tem uma boa relação com ele.

Mas antes de falar sobre dinheiro, precisamos entender melhor o estresse.

O que é estresse?

Segundo a Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde, o estresse é a reação natural do organismo que ocorre quando vivenciamos situações de perigo ou ameaça.

Esse mecanismo aumenta os níveis de um hormônio chamado cortisol na corrente sanguínea, o que nos coloca em estado de alerta, provocando alterações físicas e emocionais.

De acordo com os estudos realizados por Bruce McEwen, neurocientista e professor da Universidade Rockefeller, em Nova York, o estresse nos ajuda a tomar decisões com mais rapidez.

Essa capacidade de agir rápido em situações estressantes está relacionada diretamente com a evolução do ser humano, já que os nossos antepassados que sobreviveram foram justamente aqueles com capacidade de tomar decisões certas em cenários adversos.

O problema é que quando começamos a encarar situações difíceis com muita frequência e por muito tempo, o aumento do cortisol no sangue pode levar a doenças como o estresse. As causas para isso acontecer são variadas, entre elas muitas são de origem financeira.

As causas do estresse financeiro

O estresse financeiro é uma doença causada por uma excessiva preocupação com as finanças e suas causas podem ser bem variadas. Momentos de crise econômica como o que estamos vivendo atualmente são propícios para o desenvolvimento deste tipo de estresse.

Isso ocorre porque diante da instabilidade econômica, as pessoas tendem a ficar mais preocupadas. Os profissionais contratados ficam incertos quanto a permanência em seus empregos, os autônomos têm medo de perder clientes, enquanto empresários e empreendedores correm o risco de não conseguir cumprir seus compromissos financeiros, o que pode comprometer o futuro de seus negócios.

Como problemas financeiros dificilmente são resolvidos rapidamente, o estresse se torna crônico e duradouro. O neurocirurgião da Beneficência Portuguesa de São Paulo, Júlio Pereira, informa que há alguns problemas cognitivos relacionados ao estresse que geram prejuízo na atenção, aprendizagem e memória.

Ainda segundo ele, a sensação de dificuldade em resolver o problema pode levar ainda a outras doenças neuropsiquiátricas, como transtorno de ansiedade e depressão.

A possibilidade de ficar sem renda ou com um salário reduzido gera uma ansiedade contínua pensando em como pagar as contas ou em como manter o mesmo estilo de vida sem a mesma receita.

Ainda que, provavelmente, a maior causa para o desenvolvimento do estresse financeiro  sejam as dívidas acumuladas, o medo de perder o dinheiro investido em aplicações de alto risco, principalmente, também contribui para o desenvolvimento dessa enfermidade.

Sintomas e consequências

As consequências de passar por uma situação financeira incômoda por muito tempo variam de pessoa para pessoa. Irritabilidade constante, dificuldade nas relações interpessoais e dificuldade em encontrar prazer nas atividades de lazer e relaxar na hora de dormir são alguns sintomas percebidos na vida pessoal de quem sofre com isso.

No lado profissional, existem aqueles que passam a trabalhar em ritmo acelerado para tentar se destacar e aqueles que, apesar do esforço, não conseguem produzir com qualidade.

Já para as empresas, esse é um cenário que requer muita atenção. Funcionários com quadro de estresse financeiro podem precisar de suporte para conseguir superar essa adversidade e voltar a conseguir os resultados esperados pelos gestores. Mostrar preocupação e empatia pode ser de grande ajuda nesse processo.

Dicas para evitar o estresse financeiro

Salientamos que o estresse financeiro é uma doença e que em muitos casos é necessário buscar ajuda profissional para lidar com ele. Porém, existem dicas úteis para casos que não estão muito agravados e que podem evitar que se desenvolva e comece a atrapalhar sua saúde.

Mantenha o controle das finanças

Parece óbvio, mas manter o controle das finanças é a melhor forma de evitar ser pego desprevenido. Tente separar um tempo para avaliar seus gastos e entender os resultados dos investimentos realizados.

Fazendo isso, você consegue perceber qualquer tendência negativa e pensar em alternativas para reverter a situação, além de identificar oportunidades para melhorar seus números e solidificar ainda mais o seu patrimônio.

Procure se autoconhecer

Você sabe como costuma reagir a situações de estresse em geral? Tende a se preocupar muito com pequenos imprevistos?

Conhecer a sua mente é muito importante para que você possa trabalhar melhor o estresse, pois, ao ter claro qual é o seu perfil, fica mais fácil evitar situações que vão lhe causar ansiedade.

Se você tem muita dificuldade em lidar com perdas, principalmente no curto prazo, não há motivos para investir em negócios de risco. Procure aplicações que não gerem tanta preocupação ou ansiedade.

Busque segurança financeira

Segurança financeira é mais do que ter um emprego com bom salário. É pensar no presente e no futuro, em construir um patrimônio ao longo de sua vida e ter garantias de que você poderá se aposentar com tranquilidade e segurança.

Ao dedicar uma parte do seu dinheiro pensando no futuro você terá menos medo de passar por uma futura crise e não terá tantas preocupações pensando em como se manter caso algum imprevisto aconteça no presente.

Converse sobre seus problemas financeiros

Expor suas preocupações para conhecidos de confiança ou até mesmo buscar suporte profissional é de extrema importância.

Ao deixar sua família a par de suas incertezas pode contribuir para que eles ajudem nas possíveis mudanças necessárias para ajustar o lado financeiro da família, motivo de intensa preocupação que pode contribuir para o agravamento do seu estresse.

Em casos em que o problema é na sua empresa, a sugestão é conversar com os responsáveis pelo setor financeiro para buscar uma saída que não prejudique os negócios, como a antecipação de recebíveis, por exemplo.

Cuidar da saúde é muito importante e em momentos de instabilidade econômica temos que ficar atentos aos sinais de estresse para que seja possível se cuidar antes que evolua para algo mais complexo.

Se sua empresa está passando por dificuldades financeiras, entre em contato com o FIDEM Bank e resolva o seu dia!

Contatos

Fale Conosco

Para saber mais detalhes, preencha o formulário abaixo que entraremos em contato com você.