O final do ano chegou e você ainda está correndo atrás do tempo para bater as metas na sua empresa? Listamos algumas estratégias para alavancar as vendas do seu negócio neste período.
Se você fica nervoso ao olhar o calendário e perceber que falta pouco para o ano acabar, fique calmo pois ainda há tempo de fechar 2021 com os resultados em dia.
Estratégias para alavancar as vendas no fim do ano
No cenário em que os números da sua empresa apontam que as metas do último trimestre não serão alcançadas, talvez seja a hora de dar um passo atrás para entender como impulsionar os resultados nos últimos meses do ano.
O segredo aqui é aprender com base em tudo que foi feito até este momento, já que não há mais tempo para testes, provas e arriscar estratégias que podem não dar certo.
Abaixo, listamos algumas estratégias que podem fazer a diferença para que sua empresa atinja os resultados traçados.
Revisar o planejamento estratégico
Se não há perspectivas de alcançar as metas de vendas, é possível que seja a hora de revisar o planejamento estratégico do seu negócio.
Para começar este processo, analise os resultados alcançados até agora para entender como eles foram alcançados. Enquanto traça o caminho reverso, preste atenção nas abordagens que foram mais eficazes, quais foram os argumentos mais assertivos feitos pela sua equipe de vendas, entre outros pontos que você acredita serem relevantes e que possam fazer a diferença no momento de fechar o negócio.
Dessa forma, você visualiza o que realmente funciona para sua empresa, e consegue diminuir a chance de erros.
Após analisar o que deu certo, faça o inverso: revise o que não deu certo. Identifique quais ações não trouxeram o resultado esperado, as principais objeções feitas pelos clientes e quais indicadores trouxeram maior dificuldade ao time de vendas.
Conversar com sua equipe de vendas
Mesmo que, ao revisar o planejamento, você tenha as informações suficientes para definir se o planejamento estratégico precisa ou não ser modificado, ouvir a opinião dos vendedores que atuam na linha de frente é muito importante para embasar sua decisão.
Isso porque, mesmo com todos os indicadores de performance, relatório de vendas e análise dos resultados, tem detalhes e insights que apenas as pessoas que atuam diretamente com o público podem trazer.
Reúna a equipe comercial para uma conversa sobre as próximas ações para bater as metas e procure ouvir mais do que falar. Pergunte a opinião das pessoas, peça para que compartilhem suas observações, tente captar qual etapa da venda é a mais difícil de superar e onde está a lacuna.
O principal objetivo desta reunião é identificar o que pode ser melhorado dentro do processo de venda, desde a abordagem dos vendedores até a conversão.
Não ter medo de mudar
Após revisar o planejamento estratégico e conversar com a equipe comercial, chegou a hora de tomar uma ação. Dependendo dos resultados alcançados até aqui, essa ação pode exigir uma mudança completa no seu planejamento, adaptar pontos chave para melhorar o desempenho ou mantê-lo até o final do ano.
Alguns gestores podem ter uma certa relutância na hora de fazer alterações no planejamento às vésperas do ano acabar, por isso a dica é: não tenha medo de mudar!
Tenha em mente que muitas mudanças podem acontecer durante o ano, sejam elas mudanças externas que impactam diretamente o seu negócio, como a entrada de um grande concorrente no mercado, e até mesmo pequenas mudanças, como seu melhor vendedor optar por sair da empresa.
Por isso, é importante para um bom gestor saber quando é a hora de explorar novos caminhos, afinal, esta pode ser a chave para alcançar os resultados esperados.
E para o caso de você chegar a conclusão de que, para adequar a sua estratégia será necessário fazer um investimento para o qual não possui o capital necessário, conte com o FIDEM Bank para resolver o seu dia.