Blog

ACOMPANHE AS NOVIDADES DO FIDEM BANK
Home / Blog

ENTENDA O QUE É CHURN RATE

Churn rate é uma métrica importante para as empresas, mas a expressão pode não ser tão conhecida como deveria.

Por isso, escrevemos este artigo com o objetivo de explicar o que é, como calcular e a importância do churn rate para o seu negócio.

Hoje em dia, as marcas, além de vender mais, precisam fazer com que as vendas não deem prejuízo. E isso é possível graças ao cálculo do churn rate.

Mas você sabe exatamente o que é isso? Se não sabe, nós explicamos para você abaixo.

O que é churn rate

Churn rate nada mais é do que uma métrica que indica a taxa de cancelamento de clientes em um determinado período. Ou seja, é um indicador que mede o índice de evasão dos clientes.

Assim, quanto menor o churn rate do seu negócio, melhor!

Em negócios SaaS, aqueles que cobram mensalmente por um serviço ou solução, como Netflix, MailChimp e Dropbox, por exemplo, o churn é um problema sério.

Afirmamos isso, porque quando um cliente que paga mensalidade resolve cancelar o serviço, todo o faturamento da empresa é comprometido. Não só a curto, como a longo prazo também.

É essa métrica a responsável por dizer para os gestores quantos clientes a empresa está perdendo, seja por semana, mês ou ano, de acordo com a periodicidade estabelecida.

Ele é importante pois, se o seu negócio não consegue manter os clientes, ou seja, está com o churn rate alto, é porque existe algum problema que precisa ser analisado e melhorado.

Com o cálculo do churn é possível identificar onde está o seu ponto fraco e como você pode melhorá-lo.

Como calcular o churn rate do seu negócio

O cálculo para saber a taxa de churn de clientes é relativamente simples.

O mais complexo é conseguir os dados atualizados sobre as contas perdidas. Por isso, é muito importante utilizar ferramentas de inteligência de vendas, ERP e CRM, entre outras, para manter os dados registrados e obter relatórios gerenciais confiáveis e em tempo hábil.

Outro ponto importante é definir o que é considerado cliente perdido antes mesmo de levantar as informações. Pode ser, por exemplo, alguém que cancelou formalmente um contrato ou que deixou de comprar no período escolhido (semana, mês, ano, etc..).

Feito isso, partimos para o cálculo da taxa de churn, que é o resultado da divisão entre o número de clientes que deixaram de comprar no período e o volume de contas ativas no período, multiplicado por 100 (para ter o valor percentual).

Churn = (número de clientes que se desligaram no período / número total de clientes no início do período) x 100

Lembrando que quanto menor o churn, melhor!

Mas atenção! O churn de clientes deve ser comparado com a receita apurada no período analisado.

Se, mesmo com um índice considerável de clientes cancelados, a base remanescente gerar um faturamento melhor com renovações de contratos ou compras de upgrading, por exemplo, o desempenho comercial geral do negócio pode ser visto de forma positiva.

Ou seja, o churn de clientes é um indicador que merece atenção, porém, se analisado separadamente, pode não representar o panorama da empresa de forma fiel.

Como saber o churn rate aceitável para a sua empresa

Em um mundo perfeito, o churn rate de uma empresa deveria ficar em 0, mas sabemos que isso é muito difícil para as empresas, principalmente se tratando de startups.

Uma pesquisa realizada pela SaaSholic mostrou que, entre as startups correspondentes, a média de churn fica entre 4% e 5%. Porém, para muitas empresas, essa é uma taxa elevada e insustentável.

Então é preciso sempre considerar que alguns modelos de negócio aceitam taxas superiores a esse percentual sem que impacte no seu crescimento.

Sendo assim, para definir a taxa de churn ideal para o seu negócio é preciso considerar, principalmente, o perfil dos seus produtos e serviços.

Dessa forma, podemos afirmar que o churn rate ideal da sua empresa é o menor possível.

Sobre o FIDEM Bank

O FIDEM Bank está sempre atento às tendências, tanto para nos adaptar quanto para nos adequar às mudanças do mercado, para que possamos garantir a sustentabilidade e o crescimento constante dos negócios dos nossos parceiros.

Com o aplicativo da Conta Digital FIDEM Bank você faz PIX, gera boletos, efetua pagamentos, transferências e muito mais!

Se você ainda não tem nossa conta digital, baixe nosso aplicativo e fique a um clique das facilidades FIDEM Bank!

Aperto de mãos entre empresários

Contatos

Fale Conosco

Para saber mais detalhes, preencha o formulário abaixo que entraremos em contato com você.