Blog

ACOMPANHE AS NOVIDADES DO FIDEM BANK
Home / Blog

EBITDA: COMO CALCULAR

O Ebitda é um dos indicadores financeiros usados para medir os resultados de uma empresa.

Com ele, é possível descobrir quanto a empresa está gerando com suas atividades operacionais, excluindo investimentos financeiros, empréstimos e impostos.

O Ebitda contempla a quantidade de recursos que a empresa gera apenas nas atividades principais que pratica, isso exclui descontos de impostos ou a rentabilidade de investimentos.

Mesmo sendo um importante indicador para avaliação do desempenho das empresas, ele ainda gera dúvidas e incompreensões por parte dos investidores, principalmente os que possuem menos experiência no mercado.

Abaixo, trazemos informações que vão ajudar a entender o que é Ebitda, sua importância e como calcular esse indicador.

O que é Ebitda

Ebitda, em inglês, significa “Earnings befores interest, taxes, depreciation and amortization”. Traduzindo para o português, a sigla passa a ser Lajida, que significa “Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização”.

Ele é um indicador financeiro muito utilizado para avaliar empresas listadas no mercado de bolsa de valores.

De maneira bem resumida e simplificada, o Ebitda é um indicador que exclui custos que não estão ligados diretamente à essência do negócio em questão.

Dessa forma, ele informa o lucro de determinada companhia antes de serem descontados o que a empresa gastou em juros e impostos, e perdeu em depreciação e amortização.

Então, diferente do lucro líquido, ele retrata apenas o resultado operacional da empresa, acrescido da depreciação e da amortização.

Vendo sob outro prisma, o Ebitda tenta representar a geração de caixa operacional da empresa.

Para que serve o Ebitda

O Ebitda serve para mostrar aos investidores se determinada empresa consegue fazer dinheiro com a atividade na qual pratica. Ele mostra, por exemplo, se uma montadora está sendo eficiente em ganhar dinheiro produzindo automóveis.

Este indicador financeiro é muito utilizado para avaliar o desempenho de empresas com ações na bolsa de valores, permitindo aos investidores interessados em comprar ações verificarem quais empresas de um mesmo segmento são mais eficientes antes de realizar o investimento.

A medição do potencial de geração de caixa permite que os investidores identifiquem quais empresas são mais eficientes em suas operações, sem que fatores externos, como as taxas de juros elevadas, interfiram na avaliação.

Por que usar o Ebitda?

Como os encargos pagos por empresas com altas dívidas podem esconder um bom potencial de lucratividade, que o Ebitda acaba revelando, esse tipo de indicador pode ser muito eficiente para medir o desempenho dessas empresas.

Ainda que um negócio que apresenta resultados finais ruins devido a dívidas, ele pode ter um potencial alto de lucratividade para o futuro, em um cenário onde as essas contas foram quitadas e com o financeiro organizado.

Outro motivo diz respeito à comparação de empresas de diferentes países, que possuem diferentes tributações.

Uma empresa pode ser extremamente eficiente e promissora, mas ter sua rentabilidade afetada pela alta taxa de juros praticadas no país, enquanto uma companhia concorrente, menos produtiva, pode ter lucros maiores devido ao ambiente de negócios no país em que está sediada é mais favorável.

Como calcular o Ebitda

Apesar de não ser obrigatório que conste no Demonstrativo de Resultados de Exercício (DRE), o Ebitda geralmente é apresentado pelas empresas na hora da prestação de contas ao investidor.

Então, quem tem interesse em aplicar na bolsa, nem sempre será preciso fazer contas para descobrir este indicador.

Porém, caso não conste no DRE, ainda existe a possibilidade de recorrer a relatórios preparados pelos analistas do mercado financeiro. Mas de qualquer forma, é interessante saber como as empresas realizam o cálculo para chegar a esse número.

Em primeiro lugar, é necessário descobrir o lucro operacional, que é a receita líquida menos as despesas que as empresas têm com a operação e com os custos das mercadorias que comercializam.

Outra maneira de calcular o indicador é somar o lucro líquido da empresa ao Imposto de Renda, contribuição social, resultado financeiro líquido, depreciação e amortização.

Dessa forma, a fórmula mais utilizada para o cálculo do Ebitda é:

Ebitda = Lucro operacional líquido + Depreciações + Amortizações

Se o demonstrativo não tiver o lucro operacional líquido, é necessário calcular esse indicador, para depois incluí-lo na equação acima. Para calcular o lucro líquido operacional é preciso fazer a conta abaixo, utilizando os indicadores que constam no DRE.

Lucro operacional líquido = Receita líquida de vendas – Custos dos produtos vendidos – Despesas operacionais

Sobre o FIDEM Bank

O FIDEM Bank é uma empresa especializada em desenvolver soluções de crédito personalizadas para o seu negócio. Atuamos na antecipação de recebíveis para pequenas e médias empresas que buscam financiamento rápido e flexível.

Além disso, estamos sempre atentos às tendências, tanto para nos adaptar quanto para nos adequar às mudanças do mercado, para que possamos garantir a sustentabilidade e o crescimento constante dos negócios dos nossos parceiros.

Com o aplicativo da Conta Digital FIDEM Bank você faz PIX, gera boletos, efetua pagamentos, transferências e muito mais!

Se você ainda não tem nossa conta digital, baixe nosso aplicativo e fique a um clique das facilidades FIDEM Bank!

Aperto de mãos entre empresários

Contatos

Fale Conosco

Para saber mais detalhes, preencha o formulário abaixo que entraremos em contato com você.