A inadimplência faz parte da realidade da maioria dos empreendedores brasileiros. Por esse motivo, listamos algumas técnicas de cobrança para ajudar você a realizar uma cobrança amigável.
Mas antes das dicas, vamos falar um pouco sobre as técnicas de cobrança.
O que são técnicas de cobrança
Técnicas são o conjunto de ações pensadas para aumentar a performance na recuperação de clientes inadimplentes. Elas englobam tanto ações de relacionamento quanto processos internos da empresa.
Conhecendo a realidade brasileira, é necessário estar por dentro dessas técnicas pois, em algum momento, você precisará utilizá-las para tentar diminuir a taxa de inadimplência do seu negócio.
As principais ferramentas que você vai utilizar ao cobrar seus clientes inadimplentes são muito conhecidas: e-mail, sms e telefone. Mas é necessário saber como usá-las.
Para ajudar você, listamos 6 dicas práticas para fazer uma cobrança amigável.
Como fazer uma cobrança amigável
Efetuar a cobrança de um cliente inadimplente é quase uma ciência. Quanto mais você estuda e põe em prática, mais qualificada sua abordagem se torna, o que eleva os índices de sucesso.
Esperamos que com as dicas abaixo você consiga ter mais êxito nas suas negociações.
1- Tenha empatia
Ao se colocar no lugar do seu cliente você conseguirá compreender melhor a situação e apresentar soluções mais condizentes com a situação financeira dele.
Ao humanizar a negociação e demonstrar interesse real em ajudar, você pode conquistar a simpatia e a confiança do cliente.
2- Mensagem primeiro
Antes de entrar em contato por telefone para falar sobre a dívida, envie um SMS ou e-mail com uma mensagem curta para lembrar o cliente da dívida.
Dessa forma, além de “quebrar o gelo”, você avisa sobre a pendência em um tom mais amigável e sem desgastar a relação. Muitas vezes você consegue o pagamento já com este passo simples.
3- Esteja sempre preparado
Antes de entrar em contato, certifique-se de que você está preparado para responder todas as perguntas que possam vir a surgir.
Como você não sabe o humor do seu cliente na hora da conversa, nem como ele irá reagir ao ser cobrado, esteja pronto para qualquer tipo de questionamento.
4- Ensine como pagar
Informar sobre as inovações do setor de pagamento pode ajudar tanto na hora de cobrar quanto na hora de se manter em dia. A implementação do PIX, por exemplo, facilita e agiliza o pagamento.
Mas também existem as formas tradicionais, como depósito e boleto, que também podem ser utilizados para aqueles clientes inadimplentes que possuem um perfil mais tradicional.
5- Evite constrangimentos
É necessário entender que existem diversos motivos para as pessoas deixarem de pagar suas contas. Então é necessário ter a sensibilidade de compreender isso e manter o tom sempre cordial.
Jamais leve a cobrança para o lado pessoal. Por mais difícil que seja, mantenha a mesma simpatia que você utiliza na hora de vender seus produtos ou serviços.
6- Utilize descontos
Procure manter uma margem de negociações para que seja possível oferecer descontos. Assim, o cliente terá a percepção de estar recebendo uma vantagem ao pagar.
Outro ponto importante é vincular essas promoções a prazos bem definidos e realistas. Oferecer um bom desconto e não dar o tempo necessário para o cliente conseguir o dinheiro, por exemplo, será pouco efetivo.
Procure fazer essa oferta em datas onde é possível que o cliente esteja com dinheiro para efetuar o pagamento.
É fato que criar métodos para cobrar clientes inadimplentes e promover a cobrança amigável é a melhor forma de conseguir receber os pagamentos atrasados. E nunca esqueça que, independente da situação, o respeito deve vir sempre em primeiro lugar.
Enquanto você não diminui a taxa de inadimplência do seu negócio, conte com as soluções do FIDEM Bank para resolver seu dia!