Dando continuidade a nossa série de dicas para empreendedores, hoje falaremos sobre como reduzir ou evitar a taxa de inadimplência.
Mas antes de continuar por aqui, recomendamos a leitura do artigo Dicas para empreendedores: qual a taxa de inadimplência aceitável para o seu negócio, onde falamos sobre o que é taxa de inadimplência, as consequências provocadas por uma taxa de inadimplência descontrolada e, claro, qual a taxa de inadimplência aceitável para o seu negócio.
Partindo do princípio que a taxa de inadimplência dificilmente será 0%, reunimos algumas dicas para ajudar você a reduzir ou evitá-la.
Dicas para reduzir ou evitar a taxa de inadimplência
É fato que você lidará com a inadimplência dos seus clientes. Mas é possível manter a taxa de inadimplência sob controle e estável para os negócios.
De forma bem resumida, manter o histórico de pagamento dos clientes, manter seu banco de dados atualizado, vender sempre com nota fiscal para comprovar a dívida, incentivar pagamentos à vista ou com cartão de crédito ou até mesmo contratar uma empresa de cobrança terceirizada são pilares básicos para evitar o aumento da inadimplência dos seus clientes.
Abaixo vamos aprofundar mais sobre o que você pode fazer para manter a inadimplência controlada.
Ampliar as formas de pagamento
Ampliar as formas de pagamento é uma estratégia que costuma ser bem-sucedida no monitoramento da inadimplência.
Mas, não espere que o cliente vá em busca dessa informação! É responsabilidade da sua empresa divulgar ao máximo todas as alternativas disponíveis para facilitar a tomada de decisão por parte dos clientes.
Investir em software de gestão
O modo como as finanças da sua empresa são gerenciadas diz muito sobre ela. Se você almeja que o seu negócio tenha competitividade, investir em software de gestão é imprescindível.
A tecnologia está aí para ajudar você a otimizar a gestão do seu negócio, incluindo a taxa de inadimplência. Com relatórios precisos e ágeis, os processos de monitoramento se tornam velozes e eficazes, otimizando o seu tempo e aprimorando as análises.
Desenvolver uma régua de cobrança efetiva
Os lembretes de pagamentos também se apresentam como recursos essenciais, que irão ajudar os seus clientes a cumprirem os pagamentos. Você pode utilizar recursos como mensagens por SMS, e-mail ou WhatsApp.
Mas é necessário cuidado para que esta prática não se torne algo negativo para a sua empresa.
Quando enviar os lembretes
O ideal é padronizar o período dos lembretes de cobrança. Como exemplo, enviar mensagens de aviso faltando 15, 10 e 5 dias para o vencimento, pode contribuir na pontualidade dos pagamentos dos seus clientes.
Nossa sugestão é que seja enviada uma mensagem faltando 5 dias e outra no dia do vencimento. Caso a dívida não seja honrada no dia do vencimento, envie uma mensagem posterior ao vencimento, enfatizando que há juros e multa atrelados ao atraso.
Conhecer e manter um bom relacionamento com os seus clientes
Nossa última dica é sempre manter uma boa convivência com os seus clientes. Fazer a cobrança é algo necessário, mas é preciso realizá-la de forma profissional, educada, respeitando a legislação e as normas que tratam do tema.
Entendendo o cliente, você tem mais chances de receber o valor devido e eliminar as inadimplências.
Mesmo com todas as nossas dicas para monitorar e amenizar a taxa de inadimplência do seu negócio, às vezes ainda será necessário recorrer a recursos extras para organizar o seu fluxo de caixa. Nessas horas, a solução mais viável para a sua empresa é a antecipação de recebíveis do FIDEM Bank!
A antecipação de recebíveis é um recurso que permite à empresa adiantar o recebimento de valores que já é seu de forma mais rápida, antes do prazo acordado com o cliente final.