Blog

ACOMPANHE AS NOVIDADES DO FIDEM BANK
Home / Blog

COMO MONTAR O FLUXO DE CAIXA

Com um fluxo de caixa montado corretamente fica mais fácil manter a organização financeira da sua empresa. 

Neste artigo falamos sobre o que é fluxo de caixa, sua importância para a saúde financeira da sua empresa e como estruturá-lo de forma eficiente. Esperamos que seja útil para você.

O que é o fluxo de caixa

Fluxo de caixa é uma ferramenta gerencial que controla todas as movimentações financeiras de uma empresa de um período determinado, que pode ser diário, semanal, mensal e etc.

É nele que todo o capital que entra, como o faturamento com a venda de produtos ou serviços, e que sai, no caso de despesas com fornecedores e compras de equipamentos, por exemplo.

Com esses dados é possível analisar o faturamento e a saúde do seu negócio, fazer projeções sobre valores futuros e identificar desequilíbrios nas finanças. A partir dessas análises, as chances de tomar decisões assertivas em relação às finanças da empresa aumentam consideravelmente.

Acompanhar as movimentações financeiras da companhia através do fluxo de caixa, é fundamental para que as empresas, sejam elas micro, pequenas, médias ou grandes, tenham controle sobre suas situações financeiras, o que pode garantir o sucesso dos negócios.

Porque melhorar o fluxo de caixa

Fazer e manter o fluxo de caixa atualizado de maneira eficiente, faz toda a diferença na hora de elaborar estratégias futuras do negócio, já que graças a ele é possível visualizar o panorama financeiro da empresa em determinado período com precisão.

Com ele o gestor consegue controlar os próximos passos da companhia, visto que, é por meio dessa análise que se baseiam as decisões sobre reorganizar o planejamento financeiro ou investir em recursos para expansão do negócio, por exemplo.

Como montar o fluxo de caixa da sua empresa

Agora que já falamos sobre o que é e o porquê de melhorar o fluxo de caixa da sua empresa, vamos explicar como montá-lo da maneira correta.

Verifique o saldo inicial da empresa

O primeiro passo para montar um fluxo de caixa para sua empresa da forma correta é, talvez, o mais desafiador. 

Isso porque, se o seu financeiro está bagunçado, fica mais difícil verificar o que você possui em caixa. Mas calma que mais difícil não significa impossível!

Depois de verificar o saldo da empresa, é necessário estipular o período de tempo do seu fluxo de caixa. Ou seja, você precisa definir o prazo em que será feito os lançamentos, o fechamento e a análise da demonstração de caixa do período estipulado, que pode ser diário, semanal, mensal, trimestral, anual e etc.

Com o saldo inicial em mãos e com o período de execução do fluxo definido, é necessário identificar as receitas e despesas do negócio.

Identifique as receitas e despesas do negócio

No segundo passo para montar seu fluxo de caixa, é preciso identificar todas as receitas e despesas do seu negócio. Isso inclui receitas de clientes, pagamentos de funcionários e fornecedores, aluguel, água, luz, internet e etc.

Após feita toda essa identificação, será preciso lançar as informações no seu fluxo de caixa, junto com as datas de vencimento de cada uma das receitas e despesas.

Assim, é possível manter a organização e previsão de entrada e saída de caixa. Isso vai auxiliar, e muito, na efetivação dos pagamentos dentro do prazo, evitando as multas e juros.

Separe as receitas e as despesas em categorias

Ao separar suas receitas e despesas por categorias, é possível analisar e identificar com mais facilidade os principais recursos do seu negócio, assim como os principais gargalos da empresa.

Não há uma regra para a criação de categorias. Elas podem ser criadas de acordo com a sua necessidade de análise, como por setor da empresa, por exemplo.

Registre todas as entradas de caixa do período escolhido

Feito isso, é importante registrar todas as novas entradas no seu fluxo, independente de ser um novo cliente ou uma dívida quitada sem ter sido planejada. Qualquer quantia que entrar no período estipulado deve ser registrada.

Cabe salientar a importância de se registrar a previsão de recebimento quando parcelado, e não apenas as entradas de caixa. Esse registro vai ajudar a ter uma ideia de como a empresa estará no próximo período, como prever se faltará dinheiro para quitar algum compromisso, por exemplo.

Dê baixa em todas as saídas de caixa do mesmo período

Claro que tão importante quanto registrar as entradas no caixa, é necessário também dar baixa nas saídas referentes ao mesmo período. 

Caso essa etapa seja negligenciada, a segurança do caixa é totalmente comprometida, pois faz com que você conte com um valor que não está mais disponível.

Registre também a saída de qualquer outro valor que não tenha sido considerado na identificação das despesas. Pois é comum acontecerem situações inesperadas ou urgentes nas quais seja necessário mexer no caixa do negócio.

Atualize os lançamentos sempre que houver necessidade

É necessário manter o seu fluxo de caixa constantemente atualizado. O indicado é que o controle seja feito diariamente para não ter perigo de deixar qualquer valor de fora.

Utilize um sistema para facilitar o controle

Para facilitar o controle, é recomendado utilizar um sistema ou aplicativo para realizar a manutenção do seu fluxo de caixa. Pode ser até mesmo uma tabela do Excel.

Dessa forma, fica mais simples calcular e analisar o fechamento do período escolhido.

Sobre o FIDEM Bank

O FIDEM Bank é uma empresa especializada em desenvolver soluções de crédito personalizadas para o seu negócio. Atuamos na antecipação de recebíveis para pequenas e médias empresas que buscam financiamento rápido e flexível.

Além disso, estamos sempre atentos às tendências, tanto para nos adaptar quanto para nos adequar às mudanças do mercado, para que possamos garantir a sustentabilidade e o crescimento constante dos negócios dos nossos parceiros.

Com o aplicativo da Conta Digital FIDEM Bank você faz PIX, gera boletos, efetua pagamentos, transferências e muito mais!

Se você ainda não tem nossa conta digital, baixe nosso aplicativo e fique a um clique das facilidades FIDEM Bank!

Contatos

Fale Conosco

Para saber mais detalhes, preencha o formulário abaixo que entraremos em contato com você.