A chegada da Covid-19 acelerou o avanço das contas digitais, que já registravam crescimento na pré-pandemia. Os bancos digitais já conquistaram seu espaço entre os brasileiros.
Os custos mais baixos, a maior agilidade nas transações e a diminuição da burocracia são os principais fatores que atraíram os consumidores. Uma pesquisa feita pelo Ipec – instituto fundado por ex-executivos do Ibope – apontou que, atualmente, 57% dos brasileiros com internet já utilizam uma conta bancária digital.
Uma matéria da Forbes, publicada em outubro deste ano, aponta que, segundo um estudo realizado pela fintech israelense Rapyd, 83% dos brasileiros confiam em bancos digitais a ponto de manter o dinheiro apenas nestas instituições.
Antes de abordarmos como sua empresa pode aproveitar o avanço das contas digitais, falaremos um pouco sobre a influência da tecnologia no mercado financeiro.
Como o avanço da tecnologia influenciou o mercado financeiro
É um fato que o avanço da tecnologia contribui para o impulsionamento de diversas atividades, incluindo o mercado financeiro. A popularização dos smartphones garantiu maior acesso à internet e se transformou em uma oportunidade para bancos digitais e fintechs. Entre 2017 e 2018 o número de bancos digitais no Brasil aumentou 147%, segundo o relatório “A revolução dos bancos digitais 2020”, do BTG Pactual.
E neste contexto, as instituições financeiras digitais ganham destaque pela facilidade no processo de abertura de contas, maior escalabilidade e também por suprir necessidades que, até pouco tempo atrás, eram negligenciadas pelos bancos tradicionais. E assim, ao que tudo indica, essas novas instituições estão ganhando o público.
O resultado desse movimento é a ampliação do acesso a diversos serviços, como cartão de crédito, controle financeiro, facilidade na forma de investir, entre outros. Mas um ponto a se destacar como o maior diferencial das novas instituições financeiras é a relação com o consumidor.
A nova relação entre consumidor e os bancos digitais
Sócio da consultoria Boanerges & Cia. e especialista em serviços financeiros, Fabrício Winter defende que a afinidade do consumidor com os bancos digitais e fintechs ocorre pois suas plataformas são simples, fáceis de usar e estão disponíveis na própria tela de seus smartphones. Aliado ao rápido atendimento, proporcionado pelo envolvimento da tecnologia nos processos, fica mais fácil entender onde e como ocorre esse processo de conquista e fidelização dos clientes.
Em dezembro de 2020, um estudo divulgado pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostrou que nove em cada dez brasileiros já consideraram os serviços de fintechs e instituições financeiras digitais iguais ou até melhores que os prestados por bancos tradicionais.
José César da Costa, presidente da CNDL, ainda destaca que os bancos digitais chegaram para oferecer alternativas claras e transparentes sobre as tarifas cobradas para a parcela da população que já andava insatisfeita com os serviços oferecidos pelos bancos tradicionais.
Outro ponto levantado por ele diz respeito aos preços mais competitivos praticados pelos novos bancos, e destacou, acima de tudo, as ferramentas mais acessíveis e eficientes para gerir os recursos de maneira simples e descomplicada.
Os benefícios de utilizar bancos digitais
Já falamos acima sobre algumas vantagens de se utilizar bancos digitais. Abaixo, apresentaremos uma lista com os principais benefícios que eles trazem para você.
Facilidade para abrir contas
Abrir uma conta digital em uma instituição financeira nunca foi tão fácil. Indo na contramão dos bancos tradicionais, nos digitais você realiza tudo rapidamente, pelo aplicativo ou pelo site.
O processo, geralmente muito simples, consiste em preencher um cadastro, enviar fotos de seus documentos originais e nada mais.
Diminuição ou ausência de taxas
Sem abrir mão da qualidade ou segurança dos serviços prestados, os bancos digitais diminuíram ou isentaram seus clientes das taxas para transferências, depósitos, mensalidades de cartão e conta.
Facilidade de negociação
Uma das grandes vantagens de ser próximo de seu banco é a facilidade na hora de resolver questões como a negociação quando algo não sai como o planejado. Em vez de enfrentar longas filas, basta acessar o aplicativo ou site para falar com algum representante ou, em alguns casos, escolher uma proposta pré-aprovada que já está lá esperando por você.
Novas e exclusivas funcionalidades
Além de tudo isso que já falamos, os bancos digitais ainda oferecem novas funcionalidades para facilitar ainda mais o dia a dia de seus clientes.
Essas funcionalidades são variadas e mudam de banco para banco. Alguns exemplos dessas funcionalidades são: de transferência e pagamento por QR code, transferências por boleto ou por CPF, benefícios exclusivos e etc.
Como empresas podem se beneficiar dos avanços das contas digitais
Nos últimos anos houve uma crescente busca pelas contas digitais. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva apontou que 19% dos jovens entre 18 e 29 anos optou por utilizar exclusivamente este modelo de conta.
Para essa nova geração, que já cresceu familiarizada com o ambiente digital, não podemos nem considerar que é um movimento de migração, e sim de preferência. O modelo tradicional não é atrativo em se tratando de taxas e burocracia, enquanto o modelo digital se apresenta mais ágil, de fácil acesso e que oferece mais liberdade para gerir suas finanças, o que combina melhor com o modo de ver e estar no mundo para essa faixa etária.
E é justamente o conceito de embedded finance, que se refere à integração de soluções financeiras e ofertas bancárias ao portfólio de negócios não-nativos, que acrescenta valor para as empresas.
Ao oferecer soluções financeiras diversificadas dentro do mesmo ambiente, é possível suprir necessidades que talvez seus clientes nem saibam que possuam ainda, melhorar a experiência do usuário e ainda aumentar as taxas de retenção, recompra e fidelização.
E para que as empresas ofereçam aos seus clientes soluções escaláveis e regulamentadas existe o Banking as a Service.
Os consumidores buscam cada vez mais por experiências simples, integradas e diretas, como a Conta Digital FIDEM Bank, que conta com um ecossistema multiprodutos para oferecer o máximo de integração possível para você gerenciar o seu negócio.
O aumento na procura por contas digitais amplia as possibilidades que as empresas possuem ao integrar serviços financeiros ao portfólio de atividades já oferecidas aos seus clientes, com o objetivo de possibilitar uma maior fidelização entre eles.
Podemos nos usar de exemplo, já que o FIDEM Bank oferece aos Parceiros de Integração uma forma de aumentar seus portfólios de serviços para atender demandas de seus clientes comerciais.
Estamos sempre atentos às tendências, tanto para nos adaptar quanto para nos adequar às mudanças do mercado para que possamos garantir a sustentabilidade e o crescimento constante dos negócios dos nossos parceiros.
Estimule o crescimento do seu negócio! Abra sua Conta Digital FIDEM Bank, torne-se um Parceiro de Integração e ofereça ajuda aos seus clientes e fornecedores, fortaleça suas relações comerciais e aumente a receita do seu negócio.