Blog

ACOMPANHE AS NOVIDADES DO FIDEM BANK
Home / Blog

A MELHOR OPÇÃO PARA EMISSÃO DE BOLETOS DE COBRANÇA

Você sabia que a emissão de boletos de cobrança é uma prática exclusivamente brasileira e que existe há mais de 50 anos?

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), são emitidos mais de 4 bilhões de boletos anualmente no país. Este é um dos motivos pelo qual é importante entender como funciona o boleto bancário e conhecer a melhor opção para emiti-lo.

A história do boleto bancário

Na década de 60, as instituições bancárias passaram a ser responsáveis pelo recebimento das contas dos serviços públicos, como luz, água e gás, devido ao aumento das agências espalhadas pelo Brasil.

Nos anos 70, essas agências passaram a receber o pagamento de títulos relacionados a órgãos privados, o que aumentou o número das transações realizadas. Como esse aumento de demanda foi muito grande, foi constatado que era necessário criar uma maneira de automatizar esse processo. Assim, no final da década de 70 foi instaurada a padronização dos boletos bancários.

Para trazer ainda mais comodidade ao consumidor brasileiro, na década de 90 foi implementado o código de barras em boletos de cobrança, que, dessa forma, passaram a poder ser pagos em qualquer agência ou posto de serviço bancário.

A popularização dos boletos no país

O boleto bancário possui uma característica que está intimamente relacionada com sua popularização: não é preciso um banco para efetuar seu pagamento.

Esse detalhe se torna ainda mais relevante aqui no Brasil, pois, segundo o IBGE, uma grande parcela da população do país não possui vínculos com bancos. O Instituto Locomotiva realizou um estudo em janeiro de 2021, que apontou um número aproximado de 34 milhões de adultos desbancarizados.

Este dado mostra que muitos brasileiros utilizam o sistema bancário apenas para pagamentos ou mantém apenas uma conta poupança. Muitos trabalhadores informais tem dificuldades em comprovar renda, o que gera um problema para conseguir obter crédito, o que faz com que o boleto se torne uma solução para eles.

Como funciona o boleto bancário

Boleto bancário é um pagamento oficial, regulamentado pelo Banco Central do Brasil, feito de forma ativa pelo sacado (cliente) e não através de uma requisição pelo cedente (recebedor), onde o segundo identifica o primeiro e define um prazo para seu pagamento (data de vencimento),

O documento gerado possui formato padronizado pela Febraban, que conta com duas áreas: o recibo do pagador e a ficha de compensação. O recibo vai ser a parte que é entregue para o cliente após o pagamento e a ficha é a que fica com a instituição bancária.

As informações que constam em um boleto

Um boleto bancário traz diversas informações, que listamos abaixo.

Sacado: quem vai ser o pagador;
Cedente: quem receberá o valor da cobrança;
Agência/Código Beneficiário: código relacionado a conta do cedente – agência tem 4 dígitos e código beneficiário tem de 6 a 12;
Valor do documento: o quanto custa a transação em moeda corrente vigente no país;
Vencimento: data limite para pagamento do documento;
Juros e multa de mora: definição de quanto o sacado deverá pagar no caso de atrasar o pagamento. A multa é paga apenas uma vez e juros aumenta conforme tempo de atraso;
Nosso número: sequência de dígitos que forma a linha digitável e carrega todas as informações registradas no banco;
Linha digitável: representação numérica do código de barras, que contém código de compensação (três primeiros dígitos), moeda (quarto dígito), data de vencimento (número de dias corridos a partir da data base de 7 de outubro de 1997) e o valor do documento até a data de vencimento (últimos dígitos). No total pode ter 48 dígitos.

A partir do momento em que recebe o documento, o sacado já pode realizar o pagamento. Se o pagamento for realizado antes do vencimento, o valor cobrado é o mesmo que está especificado no boleto. Porém, caso o pagamento seja efetuado após a data de vencimento, o valor será acrescido dos encargos de juros e de multa registrados no documento.

Ao ser pago, o valor é depositado na conta da empresa em prazo pré-determinado pelo banco, que geralmente é de 3 dias úteis.

A melhor forma de gerar boletos de cobrança

Basicamente, você pode gerar boleto de cobrança de duas formas: diretamente por uma instituição financeira ou por meio de uma plataforma de cobrança.

Para gerar o documento via instituição financeira, será necessário ser correntista do banco ou associado a uma carteira de cobrança que oferece o serviço de emissão de boletos. Geralmente, essa operação pode ser realizada via internet banking ou pelo aplicativo da sua instituição financeira.

Já para gerar o boleto via carteira de cobrança, você precisará criar uma conta em uma plataforma de cobrança que ofereça exclusivamente o serviço de emissão de boletos online.

Porém, antes de fazer a sua escolha, é importante que você considere as taxas envolvidas na operação e as condições que cada plataforma oferece, já que é comum que sejam cobradas taxas de emissão e compensação do boleto, assim como outras taxas, como por exemplo nos casos de emissão de segunda via, cancelamento do boleto, manutenção de títulos vencidos, entre outros casos.

Dito isso, a melhor alternativa para você é contar com um parceiro que ofereça o serviço completo de gestão de boletos, como o FIDEM Bank.

A Conta Digital FIDEM Bank é perfeita para você! Baixe o aplicativo da nossa conta digital e comece a desfrutar de todos os benefícios que o FIDEM Bank oferece para você!

http://fidembank.com/

Contatos

Fale Conosco

Para saber mais detalhes, preencha o formulário abaixo que entraremos em contato com você.