Nos investimentos em renda fixa, conhecemos as regras de rentabilidade de forma antecipada. Esse conhecimento pode gerar interesse em diferentes perfis de investidores.
Isso faz com que a pergunta sobre quais os melhores investimentos em renda fixa seja levantado. Então, resolvemos falar sobre isso aqui no blog.
Por que fazer investimentos em renda fixa?
Para conseguir identificar as oportunidades na renda fixa, é preciso conhecer as condições macroeconômicas de 2022.
A inflação elevada de 2021, por exemplo, que chegou a 10,06% ao ano em 2021, gerou consequências que favorecem o retorno da renda fixa.
Isso porque o Banco Central passou a elevar a taxa Selic, índice que está diretamente relacionado com a rentabilidade para este tipo de investimento.
Outra particularidade deste ano, que também favorece os investimentos mais sólidos e conservadores, são as eleições, pois todo o processo eleitoral adiciona volatilidade aos ativos nacionais.
Os melhores investimentos em renda fixa para acompanhar
Claro que além de estar por dentro das condições macroeconômicas, é primordial conhecer as oportunidades disponíveis no mercado financeiro.
Para ajudar você a se inteirar sobre este assunto, listamos abaixo os melhores investimentos em renda fixa para acompanhar.
Tesouro Selic
Tesouro Selic é um dos títulos públicos negociados no Tesouro Direto e está entre as principais aplicações para quem busca investir em renda fixa.
Possui este nome porque sua remuneração é atrelada à Taxa Selic, a taxa básica de juros do Brasil.
Como todos os títulos públicos, o Tesouro Selic é integralmente garantido pelo Tesouro Nacional e é considerado uma aplicação especialmente conservadora.
Sua liquidez é diária e o resgate pode ser feito sem perdas, visto que a variação da Selic incide diariamente.
Debêntures
Como já falamos em nosso artigo Investimento em debêntures, elas são títulos de dívida de médio e longo prazos (a partir de dois anos), emitidos por Sociedades Anônimas de capital aberto ou fechado, com o objetivo de captar recursos para financiamento de projetos, aumento de capital ou da capacidade produtiva e para a reestruturação de dívidas.
As debêntures não têm proteção do FGC, o que aumenta um pouco o risco de crédito. Porém, como consequência, seu potencial de retorno pode ser maior.
LCI e LCA
Também vale a pena considerar investimentos na Letra de Crédito Imobiliário (LCI) e na Letra de Crédito do Agronegócio (LCA).
Letras de Crédito são títulos privados, emitidos por instituições financeiras que captam recursos destinados a projetos dos respectivos setores.
Uma das principais vantagens desse tipo de investimento é que seu retorno é isento de Imposto de Renda para Pessoa Física. Assim, é possível aumentar a sua rentabilidade líquida.
Outro ponto importante a ser levado em consideração, é que as Letras de Crédito são protegidas pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC), possuindo um limite de R$250 mil por CPF e por instituição. Além disso, há um teto global de R$1 milhão, com renovação a cada 4 anos.
Por outro lado, é necessário atenção quanto à liquidez. Muitos títulos do tipo não oferecem resgate antecipado fora do mercado secundário e o prazo de vencimento costuma variar do médio ao longo prazo.
Tesouro IPCA
A possibilidade de investir no Tesouro IPCA deve-se ao fato de o avanço inflacionário de 2021 ter ficado bem acima da meta do Bacen.
O Tesouro IPCA é um título híbrido, cujo retorno é formado por uma taxa fixa mais a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Assim, os ganhos ficam acima da inflação do período.
Quanto à segurança, é a mesma dos demais títulos públicos, assim como a liquidez. A diferença é que esse tipo de título é precificado pela marcação a mercado, um mecanismo que atualiza diariamente os preços dos títulos em caso de resgate antecipado e se baseia na curva de juros.
Se a tendência for o aumento da Selic, por exemplo, a tendência é a desvalorização dos títulos que já existem.
Em relação ao resgate, ele costuma estar mais atrelado ao longo prazo. Dessa forma, esta é uma alternativa que costuma ser utilizada para estratégias com um vencimento mais distante.
Como fazer investimentos em renda fixa
É sempre importante lembrar que antes de realizar qualquer tipo de investimento, é necessário primeiro conhecer o seu perfil de investidor.
Ressaltamos isso, pois todos os investimentos citados aqui no blog não são recomendações e a escolha por fazer ou não depende de cada investidor.
Então, antes de realizar esse tipo de investimento, procure fazer uma auto avaliação ou entrar em contato com nossa equipe para que possamos traçar o seu perfil e orientar quais os tipos de investimento que melhor combinam com você.
Além do seu perfil de investidor, também é preciso ter bem definido o seu objetivo financeiro. Assim, você poderá entender quais os melhores prazos e qual deve ser o nível de liquidez esperado.
Caso esteja interessado em começar a investir e ainda não deu os primeiros passos, recomendamos a leitura do nosso artigo “Como começar a investir no mercado“.
Sobre o FIDEM Bank
O FIDEM Bank está sempre atento às tendências, tanto para nos adaptar quanto para nos adequar às mudanças do mercado, para que possamos garantir a sustentabilidade e o crescimento constante dos negócios dos nossos parceiros.
Com o aplicativo da Conta Digital FIDEM Bank você faz PIX, gera boletos, efetua pagamentos, transferências e muito mais!
Se você ainda não tem nossa conta digital, baixe nosso aplicativo e fique a um clique das facilidades FIDEM Bank!