Começar a investir no mercado pode não ser tão difícil quanto você pensa. Após nosso artigo falando sobre evitar erros na hora de investir, chegou a hora de mostrar alguns investimentos indicados para principiantes.
Há quem queira começar a investir, mas não sabe por onde. Às vezes, basta apenas um pequeno incentivo para iniciar a busca por investimentos que combinem com o seu perfil de investidor.
Porém, é muito importante salientar que, por mais que não seja difícil começar a investir o seu dinheiro, é preciso muita cautela, estudo, disciplina e objetivos bem definidos para se ter sucesso no mercado.
Os melhores investimentos para começar a investir
Para ajudar você nesse começo, listamos os melhores investimentos para quem deseja começar a investir no mercado.
Se você está começando a se inteirar sobre este assunto agora, é bom saber desde já que há uma grande diversidade de opções para você, que vão além de poupança e bolsa de valores.
Os investimentos listados abaixo são em renda fixa, indicados para iniciantes por serem mais conservadores, por possuírem risco baixo e rentabilidade melhor quando comparados à poupança.
Fundos de investimentos
Fundos de investimentos são uma forma de investimento coletivo que reúne o dinheiro de diversos investidores para uma aplicação em conjunto e são administrados por um gestor, especialista responsável pela escolha dos ativos nos quais o fundo investirá.
Neste caso, o gestor será o responsável por procurar as melhores aplicações. Este é um caso em que é necessário ter confiança no profissional que gere o fundo, pois ele que tomará as decisões.
Um detalhe a ser salientado, é que existem diversos tipos de fundos, dos mais conservadores até os mais agressivos. Com o passar do tempo e com mais conhecimento sobre investimentos, você poderá evoluir suas escolhas de fundo, caso queira se arriscar mais.
Certificado de Depósito Bancário e Recibo de Depósito Bancário (CDB e RDB)
CDB e RDB são títulos simples e muito comuns nas instituições financeiras, por isso são interessantes para novos investidores.
Os títulos são emitidos por bancos e outras instituições, com o objetivo de financiar suas atividades de crédito. Assim, o cliente faz um empréstimo para a instituição financeira e recebe uma rentabilidade diária.
Quanto às taxas de rentabilidade, existem três tipos diferentes de CDB e RDB. Explicamos abaixo:
- prefixados: modalidade e que os juros são firmados no momento do investimento;
- pós-fixados: baseia seus valores em uma taxa de referência (geralmente o CDI); e
- mistos: modalidade que paga os juros de acordo com o valor da inflação, além de uma porcentagem fixa.
Mesmo sendo investimentos de baixo risco, CDB e RDB são bem diversos pois podem ser emitidos tanto por instituições maiores quanto por bancos mais simples.
Falando sobre o prazo, é possível encontrar títulos com liquidez diária, que são resgatáveis a qualquer momento, ideal para reservas de emergência, por exemplo, até outros com vencimento em alguns anos, caso seu investimento tenha objetivos de médio ou longo prazo.
Letra de Crédito do Agronegócio e Letra de Crédito Imobiliário (LCA e LCI)
LCA e LCI são títulos que representam um empréstimo que fazemos a uma instituição financeira. O detalhe aqui é que o destino desse dinheiro é para financiamentos nos setores agropecuário e imobiliário.
Dessa forma, quando o investidor aplica o dinheiro nestas letras de crédito, faz um contrato com a instituição, que garante pagar juros sobre o montante em um determinado prazo.
Ele é considerado um investimento de baixo risco, mas com uma rentabilidade interessante, pois existe a garantia do Fundo Garantidor de Crédito (FGC) e também da hipoteca.
Geralmente sua remuneração é de acordo com o CDI (Certificado de Depósito Interbancário) ou por uma taxa fixa anual.
Um dos principais atrativos desse investimento é que ele não possui a incidência de impostos, como o IOF e o IR.
Letra de Câmbio (LC)
No caso dos investimentos em Letra de Câmbio, o investidor empresta dinheiro para ser utilizado como lastro de contratos de financiamento e recebe em troca o pagamento de juros em cima do montante aplicado.
A rentabilidade geralmente representa alguma porcentagem do CDI, mas também existem opções com taxas fixas, parecido com o CDB.
Os valores mínimos para aplicação, apesar de variar, costumam ser em torno de R$1.000,00 na maioria das instituições.
As LCs também contam com a proteção do FGC e sofrem incidência de IR regressivo.
Tesouro Direto
O Tesouro Direto é diferente dos citados anteriormente, pois é um título público que tem a finalidade de financiar os investimentos do Governo Federal em educação, infraestrutura, saúde, entre outros.
Aqui, o investidor compra títulos da dívida pública em troca de uma rentabilidade, semelhante aos títulos privados.
No Tesouro Direto também há a incidência de IR regressivo e as taxas podem ser diversas, como as do CDB.
Cada título do tesouro possui uma rentabilidade e um prazo diferente, logo, podem servir para objetivos diversos.
Eles podem ser pré-fixados ou pós-fixados, e você pode conferir os títulos que estão à venda no site do Tesouro Direto.
Diferente dos títulos privados, aqui não há a proteção do FGC, mas o próprio Tesouro Nacional possui uma garantia, o faz este ser considerado o investimento mais seguro do país.
Falando sobre sua rentabilidade, ela só é garantida quando o resgate é realizado no vencimento. O que significa que pode haver perdas caso você precise realizar o resgate antes do prazo, já que os títulos sofrem precificações diárias.
Esperamos que este artigo tenha sido útil para você. Todos os investimentos apresentados aqui são boas opções para quem está iniciando neste mundo, pois possuem riscos baixos e rentabilidade melhor na comparação com a poupança.
Quer começar a investir? Conheça o FIDEM Bank
O FIDEM Bank está sempre atento às tendências, tanto para nos adaptar quanto para nos adequar às mudanças do mercado, para que possamos garantir a sustentabilidade e o crescimento constante dos negócios dos nossos parceiros.
Com o aplicativo da Conta Digital FIDEM Bank você faz PIX, gera boletos, efetua pagamentos, transferências e muito mais!
Se você ainda não tem nossa conta digital, baixe nosso aplicativo e fique a um clique das facilidades FIDEM Bank!