Se você cometer erros na hora de investir pode comprometer a carteira e, consequentemente, os lucros. Por isso, reunimos alguns dos mais comuns para que você possa evitá-los.
Os brasileiros estão investindo cada vez mais, porém muitos investidores brasileiros ainda sabem pouco sobre esse mundo.
A falta de experiência e de conhecimento sobre o assunto, podem ser os principais empecilhos para o sucesso dos investimentos.
Os principais erros na hora de investir
É absolutamente normal tomar decisões precipitadas quando se decide começar a investir. Para ajudar você, falamos abaixo sobre os principais erros na hora de investir o seu dinheiro.
Optar por investir na poupança
Embora seja uma das aplicações mais conhecidas, já faz algum tempo que ela não pode ser considerada como uma boa alternativa de investimentos.
Isso se deve ao fato de que o rendimento da poupança está muito aquém do esperado. Ao diversificar sua carteira de investimento, aumentam as chances do seu dinheiro render mais.
Não conhecer o seu perfil como investidor
Definir o seu perfil como investidor é o ponto central para realizar boas escolhas.
Ao conhecer, definir e seguir o seu perfil, é possível entender qual a sua tolerância a risco, decidir quais os objetivos financeiros, o prazo esperado para retornos e a necessidade de liquidez.
Acreditar em promessas de investimentos milagrosos
Hoje em dia, estamos constantemente sendo impactados por anúncios e notícias sobre investimentos que prometem ganhar dinheiro em pouco tempo.
A melhor coisa a se fazer nesses casos é desconfiar sempre. Se você ainda não entende muito sobre negócios, vendas e gestão, evite apostar nesse tipo de aplicação, pois pode não ter o retorno prometido.
De preferência, invista seu tempo e dinheiro em algo que você entenda e tenha experiência para fugir das armadilhas.
Optar por investir tudo na Bolsa
Por se tratar de renda variável, investir todo o seu dinheiro na Bolsa não é recomendável.
Procure investir conforme seu perfil, já que o mercado acionário é muito sujeito à volatilidade.
Assim, ao escolher esse tipo de investimento, opte por utilizar apenas o dinheiro que você não vai precisar usar no curto prazo, para que haja tempo de recuperar eventuais perdas.
Não diversificar os investimentos
Como já falamos acima, é recomendável diversificar os investimentos. Evite colocar tudo em uma aplicação só, seja Bolsa, fundos ou renda fixa.
Dessa forma, você evita o risco de grandes perdas de patrimônio, pois acaba minimizando os riscos de perda e aumentando as chances de obter uma boa rentabilidade no médio e longo prazo.
Quando se investe em apenas um tipo de aplicação, há a exposição ao mesmo tipo de risco de um segmento, mercado ou indexador. Nesse caso, se alguma eventualidade acontecer, existe a chance do investidor ter grandes perdas no seu patrimônio.
Ao diversificar seus investimentos, você cria um equilíbrio entre os diferentes ativos, que podem estar relacionados à inflação, ao CDI, Ibovespa, dólar, Taxa Selic ou outro indicativo.
Não manter uma reserva de liquidez
Como não tem como prever o imprevisível, é sempre recomendado deixar parte dos recursos com resgate rápido em D+0 (resgate imediato) ou D+1 (resgate em um dia útil), para casos de emergência.
A liquidez, termo usado para dizer o quão fácil e rápido é o resgate de um investimento, é extremamente importante para equilibrar sua carteira.
Então, sempre verifique na descrição do ativo qual é a liquidez, ou seja, quando você recebe o dinheiro em caso de resgate ou venda.
Se basear na emoção
Para ter sucesso como investidor é preciso deixar a emoção de lado e tomar decisões baseadas na razão.
Sempre realize uma análise cautelosa e criteriosa para saber se o investimento está de acordo com o seu perfil de investidor e considerar todos os riscos envolvidos.
Não é porque uma informação boa foi veiculada sobre determinada empresa que você precisa investir nela.
Informe-se, mantenha- se atualizado e converse com especialistas antes de decidir investir ou não.
Para evitar erros na hora de investir, fale com o FIDEM Bank
O FIDEM Bank está sempre atento às tendências, tanto para nos adaptar quanto para nos adequar às mudanças do mercado, para que possamos garantir a sustentabilidade e o crescimento constante dos negócios dos nossos parceiros.
Com o aplicativo da Conta Digital FIDEM Bank você faz PIX, gera boletos, efetua pagamentos, transferências e muito mais!
Se você ainda não tem nossa conta digital, baixe nosso aplicativo e fique a um clique das facilidades FIDEM Bank!