Blog

ACOMPANHE AS NOVIDADES DO FIDEM BANK
Home / Blog
O que esperar da indústria da beleza no pós-pandemia

O QUE ESPERAR DA INDÚSTRIA DA BELEZA NO PÓS-PANDEMIA

Os hábitos de consumo mudaram muito com o isolamento social. Saiba, abaixo, o que esperar da indústria da beleza no pós-pandemia.

Indo contra as estimativas de crise financeira causadas pela pausa forçada que a pandemia do coronavírus impôs, o mercado da beleza se mostrou capaz de enfrentar os percalços e se manter em destaque.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal (ABIHPEC) houve uma alta de 21,9% nas vendas de produtos de cuidados com a pele.

Novas rotinas e hábitos do consumidor

É notório que os hábitos dos consumidores mudaram muito nos últimos anos, principalmente por causa da Covid-19. Dentro da indústria da beleza, por exemplo, certas categorias demonstraram quedas, como maquiagem, desodorantes e produtos solares, por exemplo.

Porém, outras categorias de produtos apresentaram crescimento, como as fragrâncias, produtos para a pele, dermocosméticos, produtos para banho e higiene oral. Devido a atenção redobrada com a saúde, especialmente com a higiene pessoal e a limpeza das mãos, as pessoas passaram a consumir mais produtos desta categoria.

7 mudanças que vieram para ficar na indústria da beleza

Junto com o esperado retorno à vida social se concretizando, chega também o impacto para a economia e para a categoria de higiene e beleza.

No primeiro semestre deste ano, a Kantar fez um estudo na América Latina que apontou nove mudanças que provavelmente vieram para ficar neste segmento. São eles:

1 – Saúde virou prioridade na vida dos consumidores;

2 – As rotinas de beleza para quem está em home office são mais simples, porém as pessoas que trabalham presencialmente são estimuladas a se embelezar mais;

3 – O retorno à “normalidade” pré pandemia está acelerando o mercado brasileiro de Higiene e Beleza;

4 – O e-commerce cresceu, compensando a baixa das vendas diretas

5 – A relevância do e-commerce está crescendo na categoria de Higiene e Beleza

6 – As categorias em crescimento são impulsionadas pelos produtos de saúde, como sabonete antibacteriano;

7 – As marcas estão resgatando o contato direto com os consumidores.

Desafios do setor para o pós pandemia

Falta pouco, mas a pandemia ainda não acabou. A questão agora é saber se as brasileiras e brasileiros retomarão os hábitos do período pré Covid-19 quanto ao uso de cosméticos, produtos de higiene e para beleza.

Um estudo conduzido pela PowerReviews com 10,646 consumidores ativos de produtos de beleza nos Estados Unidos no início do ano revelou que os americanos estão se concentrando nos cuidados com a pele.

O mesmo estudo indica que a maquiagem aparenta estar perdendo terreno. 54% dos consumidores entrevistados afirmaram usar menos maquiagem hoje do que antes da pandemia. 

Essas mudanças podem ter ocorrido devido ao home office, que permite passar mais tempo sem maquiagem e também pela obrigatoriedade de usar máscaras em locais públicos ou fechados.

Prioridades para marcas engajadas

Seguindo o caminho de outros setores, como moda, alimentação e mobilidade, o meio ambiente também está no cerne das preocupações dos consumidores de cosméticos e demais produtos do segmento.

Mais de 75% dos entrevistados disseram que desejam comprar produtos feitos de forma sustentável. Este número sobe para 80% quando o recorte é feito com compradores da Geração Y e 86% para os compradores da Geração Z.

Isso é um desafio principalmente para as marcas da indústria da beleza que ainda não se tornaram eco-friendly.

Outro tema que se apresentou como uma prioridade para os consumidores é a inclusão e justiça racial. Os entrevistados se mostraram comprometidos a esse tema a ponto de 50% deles informar que planeja pesquisar ativamente produtos de beleza feitos por marcas fundadas por mulheres e homens negros.

Dessa forma, saber se comunicar com essas gerações que demonstram preocupação com pautas atuais da sociedade e conseguir se adaptar a essa nova realidade sem perder os clientes tradicionais, passam a ser os principais desafios para as empresas do setor para o período pós pandemia.

O FIDEM Bank

O FIDEM Bank é uma empresa especializada em desenvolver soluções de crédito personalizadas para o seu negócio.

O FIDEM Bank foi criado pela convergência de valores e princípios dos seus sócios que, tendo trabalhado com centenas de pequenas e médias empresas na área financeira e de investimentos, notaram que há uma grande dificuldade de acesso ao crédito junto aos bancos tradicionais devido a burocracia e lentidão nas análises das informações, chegando, na maioria das vezes, a mais de 30 dias de prazo entre a solicitação e a liberação do crédito.

Conheça nossos serviços e resolva o seu dia no FIDEM Bank!

Contatos

Fale Conosco

Para saber mais detalhes, preencha o formulário abaixo que entraremos em contato com você.