Inadimplência é uma realidade para as empresas, mas você sabe qual é a taxa de inadimplência aceitável para o seu negócio?
Infelizmente, maus pagadores fazem parte da vida financeira da maioria das empresas. O problema é que, ao atingir altos níveis, o índice de inadimplência se torna prejudicial para uma empresa, podendo chegar ao ponto de inviabilizar sua operação.
Para não deixar chegar a este ponto, é importante saber determinar e entender até onde a taxa de inadimplência pode ir.
O que é taxa de inadimplência
É uma métrica correspondente ao percentual das operações com atraso superior a 90 dias, em relação às vendas a prazo. Para medir a taxa de inadimplência do seu negócio é preciso fazer um cálculo simples.
Taxa de inadimplência = créditos em atraso / vendas a prazo x 100
Ou seja: pegue a somatória dos créditos em atraso, divida pelos valores das vendas a prazo e multiplique por 100.
Dessa forma, se uma empresa conta com um crédito em atraso de R$ 12.000,00 e o total de vendas a prazo é de R$ 100.000,00, sua taxa de inadimplência é de 12%, por exemplo.
É importante salientar que o cálculo deve ser realizado considerando um período. Como para a maioria das empresas o recebimento é mensal, o prazo costuma ser de 30 dias. Porém, nada impede de calcular para períodos maiores ou menores, dependendo do tipo de faturamento do seu negócio.
As consequências provocadas por uma taxa de inadimplência descontrolada
Toda vez que seu cliente está inadimplente é a sua empresa que está sustentando a operação. Consequentemente, seu caixa começa a ter menos dinheiro e as chances de problemas aumentam.
Isso porque as despesas fixas do seu empreendimento, como aluguel, luz, água, salários e pagamento dos fornecedores, por exemplo, devem continuar sendo pagas para que o negócio permaneça em atividade.
No pior cenário, acontece o efeito “bola de neve”, já que os investimentos que fazem parte do planejamento estratégico deixam de ser feitos por falta de recursos, deixando seu negócio menos competitivo e com fluxo de caixa menor, o que possivelmente irá resultar na diminuição da capacidade de pagamento, caso não seja controlada, pode representar o fim da empresa.
Qual a taxa de inadimplência aceitável
Segundo dados das operações de crédito do Sistema Financeiro Nacional (SFN), disponibilizadas pelo Banco Central, a taxa aceitável de inadimplência é de 5%.
Como cada empresa possui uma operação e um fluxo diferente, algumas diretrizes precisam ser definidas antes de estipular um valor percentual. São elas:
Monitoramento mensal
Com um monitoramento mensal é mais fácil entender o cenário real do seu negócio e identificar se as causas são pontuais ou constantes.
Identificar o nível de cada situação
Selecione os títulos conforme o período de atraso, separando os títulos por faixa de dias em atraso. Exemplificando: títulos vencidos até 30 dias, títulos vencidos até 60 dias e títulos vencidos a mais de 90 dias.
Dessa forma você conseguirá traçar e direcionar estratégias conforme cada situação.
Calcular a taxa
Identifique a taxa de inadimplência utilizando a fórmula que passamos anteriormente.
Taxa de inadimplência = créditos em atraso / vendas a prazo x 100
A taxa de inadimplência dificilmente será 0%, mas ela pode ser monitorada e amenizada. No próximo post do nosso blog, falaremos sobre como reduzir ou evitar essa taxa.
Mesmo com todos os esforços, às vezes é necessário recorrer a algum dinheiro extra para ganhar tempo. Nesse cenário, a antecipação de recebíveis é uma das soluções mais viáveis que se apresentam ao empreendedor.
Saiba mais sobre antecipação de recebíveis agora mesmo!