Blog

ACOMPANHE AS NOVIDADES DO FIDEM BANK
Home / Blog

DICAS PARA EMPREENDEDORES: COMO ADMINISTRAR O CAPITAL DE GIRO

Saber administrar o capital de giro é fundamental para manter as operações da empresa em movimento. Uma boa gestão utiliza seus recursos de forma que possibilite a reposição dos estoques e a oferta de prazos de pagamento mais longos, a fim de evitar a utilização das reservas financeiras do negócio.

O que é capital de giro

De forma simplificada, capital de giro é a soma do dinheiro em caixa, o estoque da empresa e as contas a receber. Em outras palavras, é a quantia reserva de recursos que são utilizados para suprir as necessidades financeiras de um empreendimento.

Para alguns, a administração do capital de giro pode até parecer algo simples, mas não se engane. O dia a dia das empresas apresenta diversas situações que interferem nos números gerados por elas e qualquer desequilíbrio interfere diretamente na qualidade da dinâmica do capital de giro.

Mas e se as coisas fugirem do controle mesmo com todos os cuidados sendo tomados?

Dicas para administrar seu capital de giro

Separamos algumas dicas que vão ajudar você a garantir um bom gerenciamento do seu capital de giro, gerando um impacto positivo para as finanças do seu negócio.

Planejar a gestão do seu capital de giro

O planejamento é essencial para que sua gestão seja um sucesso. Afinal, você pode precisar desse recurso a qualquer momento.

É o planejamento que vai garantir um fluxo de caixa saudável e ajudar você a evitar problemas futuros. Além disso, ele também vai manter a sua empresa afastada dos empréstimos para quitar as contas e ainda possibilita fazer investimentos no seu negócio.

Como deve ser pensado o cenário a curto e longo prazo?

Uma boa dica é ter em mãos o máximo de informações possíveis. Como exemplo: se sua matéria-prima sofre influência de cotações de moeda estrangeira, se faz obrigatório compreender a curva de projeção futura dessa moeda, para que isso não coloque em risco suas margens de ganho e aumente suas despesas financeiras.

Para isso, todas as entradas e saídas da sua empresa devem ser registradas e o controle das compras e gestão do estoque devem ter a sinergia necessária para não comprometer seu capital de giro, ajudando assim na assertividade das tomadas de decisões.

Acompanhar seus recebíveis

Acompanhando seus recebíveis, é possível prever o fluxo de entradas frente a demanda das saídas. Caso haja desencaixe desse fluxo e sua empresa não tenha reservas, uma boa alternativa é antecipar essas vendas futuras.

Contudo, se faz obrigatório, baixar do fluxo futuro os valores antecipados, para que não ocorra a duplicação desses lançamentos.

Saber gerir o estoque

Ao investir dinheiro no estoque de forma imprudente, empreendedores acabam com itens parados, correndo o risco de perderem a validade e ocupando espaço que poderia ser de produtos com mais saída.

Para empresas afetadas pela sazonalidade, o acompanhamento do estoque é ainda mais necessário, visto que o gestor responsável precisa encontrar um equilíbrio entre a quantidade de produtos que é comprada e a quantidade que é vendida.

Como o capital de giro é influenciado por isso?

O dinheiro investido em estoque também faz parte do cálculo do capital de giro líquido. Consequentemente, um bom controle de estoque vai aumentar o seu capital de giro, pois, a partir desse controle, será possível economizar na compra de produtos que irão repor o estoque da sua empresa.

Repor a quantia utilizada

Sempre que retirar alguma quantia do capital de giro para pagar despesas que se fazem necessárias, saiba que é extremamente importante fazer a reposição desse valor.

Este valor deve ser calculado em seu planejamento, de forma que seja possível manter as operações da empresa em funcionamento, mesmo diante de imprevistos.

Acreditamos que seguindo essas dicas você conseguirá resultados benéficos para a saúde financeira da sua empresa.

Invista de forma consciente do custo de seus processos internos e saiba quanto de capital eles demandam da sua empresa. Mantendo este controle, você terá a garantia de que seu negócio não vai parar nem nos momentos de baixo fluxo de vendas.

FIDEM Bank sabe que empreender no Brasil dependendo das instituições financeiras tradicionais, que nem sempre estão dispostas a ajudar o pequeno e médio empreendedor, não é fácil.

Por isso, convidamos você a conhecer todos os benefícios que a antecipação de recebíveis traz para você e para o seu negócio.

Conte com o FIDEM Bank para resolver o seu dia! Conheça e contrate nossas soluções.

Contatos

Fale Conosco

Para saber mais detalhes, preencha o formulário abaixo que entraremos em contato com você.