A antecipação de recebíveis é uma ótima opção para que suas vendas a prazo não se tornem um problema para o seu fluxo de caixa. Com um processo simples, otimizado e eficiente e que pode ser totalmente personalizado, a antecipação traz mais segurança para quem vende parcelado.
Vamos começar falando um pouco sobre as vantagens e desvantagens das vendas a prazo.
O cenário das vendas a prazo no Brasil
Em 2017, uma pesquisa feita pela Associação Brasileira das Empresas de Cartão de Crédito e Serviços (Abecs), constatou que o uso de cartões de crédito no Brasil movimentou mais de R$840 bilhões. Desse montante, 70% das operações foram parceladas com um média de 5 prestações por compra, segundo estudo do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).
Podemos constatar então, que compras a prazo já fazem parte do comportamento do consumidor brasileiro.
Benefícios
O principal benefício é a possibilidade de atrair mais clientes. Visto que existem produtos e serviços caros para o seu consumidor, o pagamento a prazo viabiliza a aquisição dos mesmos.
Ao criar uma relação de confiança com seu consumidor, você aumenta as chances de fidelização. Outra vantagem é a possibilidade de oferecer garantias de recebíveis a longo prazo, facilitando as negociações com fornecedores.
Pontos negativos
O maior fator negativo para vendas a prazo, e o que mais assusta os administradores, é a inadimplência, que, de acordo com o estudo da Abecs informado acima, chega a 5,2% no Brasil.
Além disso, é preciso estar sempre muito atento ao fluxo de caixa da empresa para não acabar se enrolando ao aceitar esse método de pagamento.
Por que a antecipação de recebíveis é a melhor opção?
De forma resumida, a antecipação de recebíveis é uma operação de curto prazo que permite que sua empresa receba de forma antecipada as vendas que foram realizadas a prazo.
Ela é indicada para pessoas jurídicas que têm recebíveis devidamente performados e precisam antecipar o seu fluxo de recebimento futuro de forma rápida e simplificada.
Com essa operação você impulsiona o seu fluxo de caixa, amplia a capacidade de produção e garante o pagamento dos seus compromissos.
Quando usar a antecipação de recebíveis
Muitos empreendedores ainda possuem a ideia de que a antecipação de recebíveis é uma modalidade específica para momentos de dificuldade financeira, o que não está de todo errado.
Mas não é apenas em cenários negativos que ela pode ser utilizada, visto que pode ser operada diariamente e sob qualquer pretexto, desde que a análise de risco seja feita de forma adequada e atenta.
No FIDEM Bank, oferecemos acompanhamento dos nossos especialistas para que você faça isso de forma simples, transparente e totalmente personalizada.