A antecipação de recebíveis é uma das melhores alternativas para empresas que precisam de capital de giro. Mas o que é e como fazer a antecipação de recebíveis?
Neste artigo iremos falar sobre este vantajoso recurso financeiro que pode ajudar você e o seu negócio.
O que é antecipação de recebíveis
A antecipação de recebíveis é um recurso que permite à empresa adiantar o recebimento de valores que já é seu de forma mais rápida, antes do prazo acordado com o cliente final.
Ou seja: por meio desta operação, você pode receber o dinheiro referente a suas vendas a prazo, parceladas, com duplicatas, cheques e carnês antes da cobrança ser feita ao cliente final. Assim, os valores referentes a essas operações de compra e venda são recebidos pela sua empresa de uma só vez.
A antecipação de recebíveis se apresenta como uma ótima alternativa de curto prazo para injetar capital de giro no caixa, evitando a contração de dívidas que poderiam se tornar uma bola de neve.
Antecipação ou empréstimo?
Compreender a diferença entre as duas opções é fundamental para que você escolha a mais adequada ao seu negócio.
No empréstimo, o gestor recorre a uma instituição financeira para adquirir um dinheiro que não é dele. Esse empréstimo deve ser devolvido com o acréscimo de uma taxa de juros e pode ser pago de uma vez ou de forma parcelada.
Antes de autorizar o empréstimo, a instituição financeira avalia a nota de crédito do solicitante e determina se concederá ou não o valor solicitado e, em caso positivo, com qual taxa de juros o fará.
A maior desvantagem desta opção é que, devido aos juros, a empresa paga um valor muito mais alto do que o recebido.
Na antecipação de recebíveis, a empresa solicita um valor que já é seu, o que diminui muito o risco de inadimplência decorrente da análise de crédito baseada na capacidade de pagamento do cliente final (sacado).
Visto pela análise de risco da instituição financeira, a avaliação é de que o devedor final é o sacado, isto é, o pagador do título. Já pela análise do contratante, a vantagem fica pela cobrança proporcional aos prazos dos títulos e cobrança de taxa de juros inferior ao empréstimo.
De modo geral, a antecipação de recebíveis dá mais segurança para ambas as partes. Por um lado, o empreendedor fica responsável pelos possíveis títulos inadimplentes. Por outro, a instituição financeira tem condições de cobrar menos pelo risco pulverizado em diversos títulos.
Como fazer a antecipação de recebíveis
Para fazer a antecipação de recebíveis, acesse o site do FIDEM Bank e siga os passos indicados para que nossa equipe possa realizar a análise de risco da sua empresa. Após esta etapa, entraremos em contato com você para informar todos os detalhes da proposta.
Utilize o valor para manter a saúde financeira do seu negócio, gerenciando a melhor forma de usar o recurso.