Estabelecer metas de curto, médio ou longo prazo ajuda no crescimento das empresas, desde que as mesmas sejam realistas. Ao traçar metas alcançáveis e dar um prazo justo para sua realização, você consegue encurtar o caminho para o sucesso.
Afinal, para alcançar os objetivos almejados, é necessário, primeiro, ter metas bem definidas.
Porém, antes de saber como definir metas que estimulem a equipe, é preciso entender sua definição e como aplicá-las dentro da estratégia traçada.
O que são metas
Muitas pessoas confundem objetivo com metas, por isso é importante salientar a diferença entre os dois.
Enquanto o objetivo é onde queremos chegar ou o que queremos conquistar, a meta é o caminho a ser percorrido para alcançar esse objetivo. Em outras palavras, meta é o objetivo de forma quantificada. São tarefas específicas que precisam ser realizadas de forma regular para que o objetivo seja alcançado.
Para exemplificar, suponhamos que o seu objetivo como gestor de uma empresa seja aumentar o faturamento em 40% no próximo ano. Para isso acontecer, você precisará definir algumas metas para atingir esse propósito, tais como: reduzir as despesas em 8%, reduzir o nível de inadimplência em 3% e aumentar a venda dos produtos com mais rentabilidade em 7%.
Não há limites de metas para chegar a um objetivo, o importante é que elas sigam critérios realistas e que façam sentido.
Ao definir metas, o cérebro humano foca sua atenção naquilo que precisa ser feito para alcançá-las. Sendo assim, estabelecer metas é fundamental para condicionar nosso pensamento ao que precisa ser realizado de fato.
Como estabelecer metas
Estabelecer metas na empresa traz muitos benefícios, porém é preciso existir uma equação equilibrada. Superestimar o objetivo pode acarretar na definição de um prazo não condizente com o processo, impactando assim na sua correta realização.
Não conseguir realizar a meta traçada pode causar a sensação de que o planejamento estratégico fracassou e ainda desmotivar a equipe. Por isso é muito importante pesar todos os fatores para só depois definir uma meta realista.
Mas nada é tão simples quanto parece. Por mais realistas e alcançáveis que as metas sejam, tem que se ter o cuidado para que elas não sejam simples demais a ponto de não exigir esforço por parte da equipe.
Métodos para estabelecer metas
O objetivo já está definido, agora chegou a hora de traçar as metas. Mas como definir metas tangíveis para atingir o objetivo?
Existem algumas estratégias conhecidas para ajudar o gestor nessa tarefa. A seguir falamos sobre as três mais conhecidas.
Método SMART
Segundo o criador do método SMART, Peter Drucker, as iniciais das características fundamentais para definir metas formam a sigla que dá nome ao método. São elas: Specific (específica), Measurable (mensurável), Attainable (atingível), Relevant (relevante) e Time based (temporal).
Específica: evite metas vagas ou genéricas. Quanto mais detalhadas e específicas elas forem, melhor;
Mensurável: o progresso das metas deve ser acompanhado com a aplicação de métricas para saber se tudo está indo no caminho certo ou não;
Atingível: elas devem ser realistas e alcançáveis;
Relevante: metas não podem estar em desacordo com os objetivos propostos. Caso haja dúvida na hora de planejá-las, pergunte-se se essa meta fará diferença para que os objetivos sejam alcançados;
Temporal: divida suas metas entre curto, médio e longo prazo e mantenha cronogramas bem definidos para cada uma.
Método Growth Hacking
O empresário e consultor de startups Sean Ellis desenvolveu esta estratégia para encontrar atalhos ou brechas e com foco no crescimento da empresa em 2010.
O método Growth Hacking utiliza gatilhos para alcançar resultados de forma rápida e satisfatória. Nesta estratégia é necessário experimentar para encontrar o resultado ideal.
Para ser aplicado em uma empresa, é preciso primeiro ter uma meta principal e definir qual o problema a ser resolvido. A partir disso, deve ser feito um experimento formado por um ciclo de cinco etapas.
Brainstorming: tem o objetivo de explorar a capacidade criativa e intelectual dos envolvidos, gerando ideias e priorizando o crescimento;
Prioridades: onde se seleciona as ideias com potencial de serem desenvolvidas e transformadas em experimentos e qual a prioridade de execução de cada uma delas;
Documentação: etapa em que são registrados todos os resultados obtidos para melhorar suas execuções;
Implementação de testes: aqui é onde acontecem as experimentações utilizando recursos mínimos, não sendo necessário grandes investimentos;
Análise dos resultados e aprendizado: hora de comparar dados e estatísticas, aplicar resultados e identificar possíveis erros que deverão ser corrigidos em um próximo projeto.
Método OKR
O método OKR (Objectives and Key Results) é o mais recente da nossa lista. Desenvolvido por Andrew Grove, um dos primeiros colaboradores da Intel, ele busca estruturar ações para alcançar objetivos organizacionais com mais agilidade e eficiência.
Ele tem como base a definição de objetivos em todos os níveis da empresa, desde a gerência até a operação. Com os objetivos definidos, o próximo passo é desdobrá-los em metas menores, que serão os resultados-chave a serem atingidos.
Dessa forma, cada setor da empresa tem suas próprias metas a serem alcançadas, sempre convergindo para o objetivo comum da empresa como um todo.
Como cobrar as metas
Sabemos que não basta apenas definir metas, é preciso ficar atento para saber se todos estão trabalhando para cumprir o seu papel, se existem dificuldades de entendimento ou de execução para alcançá-las e outras circunstâncias que possam vir a atrapalhar o rendimento da equipe.
Logo, é preciso análises constantes de desempenho e de resultados. Assim, é preciso saber como cobrar a equipe de forma a incentivá-la a continuar em busca do resultado esperado.
Agendar uma reunião produtiva, com pauta bem elaborada, onde será realizada uma reavaliação do planejamento e dando o espaço necessário para os colaboradores darem suas opiniões, é uma forma conciliadora de fazer esse tipo de cobrança.
Dessa forma, quaisquer problemas que surjam durante a execução das etapas podem ser expostos pelos colaboradores, que juntamente com os gestores, deverão encontrar as soluções necessárias para que as alterações possam ser feitas.
Outra dica útil, é lembrar com frequência aos colaboradores dos objetivos propostos para que eles tenham sempre em mente uma visão do quadro geral do que estão fazendo, permitindo que eles colaborem ainda mais com o resultado final.
Mas cuidado! Exagerar nas cobranças pode ocasionar muita pressão e gerar atrito entre os próprios colaboradores, afetando o desempenho da equipe.
Tente manter um clima saudável entre os colegas, fazendo cobranças quando necessário, mas sempre procurando conhecer os envolvidos de forma a poder auxiliá-los quando necessário.